Foi iniciada na última semana a segunda etapa da vacinação contra o papilomavírus humano, o conhecido HPV. As vacinas já estão disponíveis nos Centros de Saúde e a meta a ser alcançada pelo município de Pouso Alegre é de 80% do público alvo. A imunização evita a contaminação com o vírus causador do câncer de colo de útero. As ações são realizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde.

A vacina é destinada a meninas que receberam a 1ª dose em março de 2015 e receberão agora a 2ª; as que iniciaram o esquema no ano de 2014 e ainda não se vacinaram pela segunda vez; jovens de 09 a 13 anos que ainda não receberam nenhuma dose; e jovens que vivem com o vírus da imunodeficiência humana, o HIV, que independente da dose a ser administrada, deverão ser encaminhadas ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para devidas orientações e administração da vacina.

Os enfermeiros de cada Centro de Saúde Municipal estão atuando nas escolas, visando estimular as meninas para que recebam a 2° dose da vacina nas unidades mais próximas de cada residência, durante todo o mês de setembro. É importante estar portando o Cartão de Vacinas no momento da aplicação.

HPV

A vacina é extremamente segura e protege contra os principais sorotipos da doença. Ela evita o câncer de colo de útero, que é a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem anualmente no mundo devido a esse tipo de câncer.

A maioria das mulheres entra em contato com o vírus durante as primeiras relações sexuais, porém, o câncer vai se manifestar somente mais tarde, na vida adulta. Por isso a vacina é realizada nesta faixa etária, em meninas que ainda não se iniciaram na vida sexual. Para garantir a proteção são necessárias as três doses, sendo a 2ª seis meses após a 1ª e a 3ª cinco anos após a 1ª, como reforço.

Neste ano apenas 51,67% das meninas do estado de Minas Gerais tomaram a 1ª dose da vacina, que começou a ser aplicada em março. Em 2014, foram vacinadas as meninas de 12 e 13 anos, com cobertura vacinal superior a 100% na 1ª dose. Porém, na 2ª, a adesão foi menor, apenas 71.88% das meninas compareceram aos postos.

A partir de 2016 a vacina passa a fazer parte do calendário de rotina, estará disponível em todos os postos de saúde e será destinada a meninas de nove anos de idade.

Acredita-se que nos próximos 20 anos a doença fique no passado da história da saúde pública brasileira, desde que se una a imunização, o exame ginecológico (Papanicolau) e o uso do preservativo.

A vacina distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: seis,11,16 e o 18. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo. A vacina contempla ainda dois tipos de HPV de baixo risco, seis e 11, responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais.

Centros de Saúde que estão realizando a vacinação contra o HPV

Unidade Materno Infantil – Bairro São Geraldo
Centro Saúde Puericultura – Centro
Centro Saúde Jardim Brasil
Centro Saúde Pão de Açúcar
Centro Saúde Belo Horizonte
Centro Saúde Cidade Jardim – localizado na Casa Dia
Centro Saúde Árvore Grande
Centro Saúde Yara
Centro Saúde CAIC São João
Centro Saúde Colinas Santa Bárbara
Centro Saúde Esplanada
Centro Saúde Algodão