PousoAlegrenet

Menu

Vazamento de óleo no Rio Sapucaí em Pouso Alegre é investigado

Suspeita é que tenha ocorrido um vazamento em uma das empresas no bairro Jardim Califórnia, onde há um afluente do rio Sapucaí.

Uma grande quantidade de óleo apareceu no Rio Sapucaí em Pouso Alegre nesta semana. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, que investiga o caso, a suspeita é que tenha ocorrido um vazamento em uma das empresas no bairro Jardim Califórnia, onde há um afluente do rio Sapucaí. Próximo ao afluente encontram-se uma indústria alimentícia, galpões, e uma empresa de tratamento e logística ambiental.

Vazamento teria acontecido no bairro Jardim Califórnia.

Vazamento teria acontecido no bairro Jardim Califórnia.

Ainda de acordo com a PM, uma equipe técnica de Belo Horizonte esta na cidade nesta terça-feira (1) para avaliar a situação. A substância ainda não foi identificada pela perícia, mas a principio se trataria de combustível diesel, devido ao forte odor característico no local.

Vazamento de óleo no Rio Sapucaí, próximo ao Dique 1.

Vazamento de óleo no Rio Sapucaí, próximo ao Dique 1.

A polícia investiga onde exatamente esta ocorrendo o vazamento e qual a causa. Sendo comprovado crime ambiental, uma sanção administrativa civil e ambiental deve ser instaurada contra o responsável.

Responsáveis por crimes ambientais podem ser autuados com base no artigo 54 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), o qual prevê pena de um a quadro anos de reclusão a quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.