PousoAlegrenet

Menu

Voto popular decidirá novos conselheiros tutelares de Pouso Alegre

A partir deste ano, todo o Brasil, passará a eleger o conselheiro tutelar através do voto.

Pela primeira vez os Conselheiros Tutelares de Pouso Alegre serão escolhidos pelo voto da população. A eleição acontecerá no dia 04 de outubro, das 8h às 15 h, na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, situada à Avenida Doutor Lisboa, 321, Centro. Os interessados devem apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Os conselheiros tutelares são responsáveis pela aplicação de medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados; pela retirada de meninos e meninas que se encontram em situações de negligência, exploração sexual, violência física e psicológica; e pela fiscalização e aplicação de políticas públicas para a população infanto-juvenil, como por exemplo, o direito à saúde e à educação.

O Processo Unificado de Escolha do Conselho Tutelar do Município foi realizado entre os dias 8 a 26 de junho, para a inscrição dos interessados. Em seguida foi divulgada a listagem dos candidatos com inscrição deferida, que realizaram a prova escrita e passaram por avaliação psicológica.

O processo tem por objetivo escolher cinco membros titulares e membros suplentes para a composição do Conselho Tutelar, com mandato de quatro anos. As exigências para concorrer à vaga foram: Ensino Médio completo, idade superior a 21 anos, experiência comprovada de dois anos no atendimento com crianças e adolescentes, reconhecimento da idoneidade moral e residência no município por no mínimo dois anos.

Após os quatro anos, o candidato poderá concorrer novamente ao cargo, mediante novo processo de escolha. Os membros eleitos ficarão encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.