PousoAlegrenet

Menu

1ª Gincana Regional do Saber movimenta a Câmara de Pouso Alegre

1ª Gincana Regional do Saber movimenta a Câmara. Foto: Assessoria

1ª Gincana Regional do Saber movimenta a Câmara. Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira, 5, os brasileiros comemoraram os 27 anos da promulgação da Constituição Federal e na mesma data começaram as eliminatórias da Gincana do Saber 2015, com base na publicação recém lançada ‘Constituição em Miúdos’. Esta é a 1ª edição regional da Gincana, contando com a presença de 25 cidades do sul de Minas. Todos os dias desta semana, cinco cidades diferentes disputam as eliminatórias.

As regras da Gincana do Saber 2015 foram estabelecidas em parceria com a Faculdade de Direito do Sul de Minas, por meio do coordenador do mestrado, Prof. Dr. Elias Kallás Filho. Todos os dias, um representante da Faculdade está presente, validando as perguntas, elaboradas pela instituição. No 1º dia, a cidade vencedora foi Nova Serrana e nesta terça-feira, foi Santa Rita de Caldas.

A Gincana do Saber Regional é um projeto idealizado pelas Câmaras de Pouso Alegre, São Lourenço e Carvalhópolis, com a finalidade de divulgar entre os alunos do Ensino Fundamental II a Lei Maior, a Constituição Federal, através do livro Constituição em Miúdos. A Constituição em Miúdos é um projeto da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas do Senado Federal em parceria com a Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde a nossa Constituição Federal é traduzida em uma linguagem mais adequada e clara aos adolescentes.

Neste ano Pouso Alegre está sediando a Gincana, mas o Projeto é itinerante e a cada ano uma cidade diferente poderá sediar o evento. As cidades interessadas em sediá-lo terão que ter participado da Gincana do Saber Regional 2015, o que as farão aptas a se inscreverem. A escolha será de comum acordo entre as Câmaras, ou através de sorteio, caso haja mais de uma interessada.

Os Municípios fizeram uma seleção em sua cidade e dois alunos e um professor orientador foram escolhidos para representar seu Município na Gincana Regional. A dupla vencedora, juntamente com o professor orientador receberão, um tablet cada, oferecido pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, parceira na elaboração das perguntas aplicadas na Gincana. Todos os estudantes receberão medalhas de participação e a Câmara vencedora um troféu.

Os Municípios foram divididos em cinco grupos. Os municípios do grupo 1 disputarão as eliminatórias no dia 26, o grupo 2 no dia 27, o grupo 3 no dia 28, o grupo 4 no dia 29 e no dia 30 de outubro o grupo 5. Sairá uma cidade finalista por dia, que disputará a Grande Final no dia 12 de novembro, às 14 horas no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, com a presença de representantes da ALMG e do Senado Federal e de várias autoridades da região.

As eliminatórias ocorrem durante toda a semana, às 14h, no Plenário da Câmara de Pouso Alegre e é transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 8 da Master Cabo e 59.1 da TV aberta digital.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.