Informe FAI – Com um projeto pedagógico que vai além das diretrizes curriculares mínimas exigidas pelo MEC, o curso forma educadores preparados para enfrentar os desafios da Sociedade do Conhecimento. Entre os diferenciais do curso destacam-se: Pedagogia Empreendedora, uso efetivo das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’S, Pedagogia Hospitalar, formação docente por meio de convênio com a Capes/Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

O curso habilita o aluno para aturar em diferentes áreas: Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, para prestar assessoria pedagógica em empresas (Pedagogia Empresarial), para atuar em brinquedoteca/classe hospitalar (Pedagogia Hospitalar) e em ONG’S – Organizações Não Governamentais, entre outros.

De acordo com pesquisas realizadas, a empregabilidade dos alunos do curso de Pedagogia da FAI é de 98%.

O curso tem duração de quatro anos, é oferecido no período noturno. As inscrições para o vestibular 2016 estão abertas e poderão ser feitas no site da FAI (www.fai-mg.br) até 11 de novembro; para aproveitamento da nota do Enem, até 6 de novembro. As provas serão realizadas em 14 de novembro em Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Itajubá.

A VOZ DOS ACADÊMICOS

Maria Aparecida Pereira, 6° período de Pedagogia
Maria Aparecida Pereira, 6° período de Pedagogia

“Mesmo antes de começar a cursar Pedagogia, várias pessoas me perguntavam se eu era professora, e isso me fez interessar pela área. Resolvi ingressar no curso, porém, a princípio, tinha dúvidas e não imaginava que me familiarizaria tanto. Escolhi a FAI pela popularidade e conceito, e após entrar percebi que fiz a melhor escolha, pois a equipe da instituição é altamente capacitada, além de oferecer ótimos projetos e cursos de extensão. Quanto ao meu futuro profissional, atualmente desejo exercer o cargo docente e também aplicar meus conhecimentos na área da Pedagogia Hospitalar.”
Maria Aparecida Pereira, 6° período de Pedagogia

Marina Victor Machado de Souza, 4° período de Pedagogia
Marina Victor Machado de Souza, 4° período de Pedagogia

“Quando iniciei o curso de Pedagogia tinha uma visão restrita sobre este campo profissional, até então voltada apenas para a sala de aula. Durante o curso fui percebendo vários outros caminhos, tanto profissional, quanto didático. Aprendi a aprender e a ensinar de uma maneira mais ativa e participativa. Posso dizer que ao olhar para o futuro vejo diversas oportunidades de colocar em prática todo este conhecimento que estou buscando e adquirindo.”
Marina Victor Machado de Souza, 4° período de Pedagogia

Gercino de Souza Santos Júnior, 2º período de Pedagogia
Gercino de Souza Santos Júnior, 2º período de Pedagogia

“Quando ingressei no curso, me senti meio perdido pelo fato da maioria da turma ser formada por mulheres. Mas, aos poucos, estamos derrubando preconceitos. Aqui tenho aprendido que o trabalho em equipe e a solidariedade são importantes para o nosso crescimento e para o desenvolvimento de nosso País. O ponto forte do curso são os professores que estão sempre prontos para nos orientar de forma clara e objetiva. Pretendo atuar na área de pedagogia empresarial.”
Gercino de Souza Santos Júnior, 2º período de Pedagogia

Pricila de Cássia da Silva, 8º período de Pedagogia
Pricila de Cássia da Silva, 8º período de Pedagogia

“Antes de ingressar no curso, tinha a mesma impressão que muitos têm sobre a Pedagogia: ser professora de educação infantil. Com o passar do tempo, encantei-me pelo processo de formação desse profissional que trabalha com a mais sublime matéria-prima que é o ser humano. Na busca por me tornar uma educadora não tive apenas conhecimentos de metodologias, didáticas, processos pedagógicos, tive que tornar-me uma pesquisadora, inovadora em muitas ações e ir em busca de embasamento teórico. Isso eu aprendi com cada um de meus professores que se tornaram fonte de inspiração, por sempre demonstrar disponibilidade, entrega e paixão pelo que fazem. Os pontos fortes do curso são os estágios e os relatórios que fazemos ao término de cada período, nos possibilitando desenvolver o senso de observação e análise. Também destaco as participações na Faitec-Feira de Tecnologia da FAI. Como venho de uma área profissional voltada para empresas, pretendo atuar na área da Pedagogia Empresarial. ”
Pricila de Cássia da Silva, 8º período de Pedagogia