Poda drástica será realizada em todas os 113 alfeneiros da via (Foto: Reprodução EPTV)
Poda drástica será realizada em todas os 113 alfeneiros da via (Foto: Reprodução EPTV)

A poda drástica de arvores na Avenida Dr. João Beraldo voltou a gerar revolta em Pouso Alegre. Nesta semana, a prefeitura voltou atrás na decisão, e voltou a podar todas as árvores da via. Ao todo, 113 alfeneiros estão sendo podados.

A polêmica começou em julho, quando a prefeitura anunciou a substituição dos alfeneiros por palmeiras imperiais. No entanto, após uma ONG colher 3 mil assinaturas em um abaixo assinado, a prefeitura resolveu voltar atrás na decisão.

Já em setembro a prefeitura resolveu voltar atrás. O secretário de Meio Ambiente, Douglas Vieira, do Partido Verde, afirmou em vídeo que no máximo 10 árvores seriam cortadas na avenida.

Porém, duas semanas depois, a prefeitura começou a realizar uma poda drástica nos alfeneiros a partir do ínicio da via. Assim que teve inicio, as reclamações ganharam as redes sociais e o assunto voltou a ter grande repercussão.

A prefeitura alegou que as árvores que haviam sido podadas, apresentavam infestação de parasitas, além da presença de galhos secos e quebrados, e tamanhos não padronizados dos ramos.

Na época, a prefeitura informou por meio de nota que as demais árvores ao longo da via, que não apresentassem o quadro, receberiam apenas um poda mais convencional. Mas nesta semana, a prefeitura resolveu por fazer a poda drástica em todas as árvores da via, alegando o quadro desfavorável.

A administração municipal informou que o trabalho foi acompanhado por técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, que tem conhecimento no manejo da espécie alfeneiros, e que as árvores estavam com infestação de parasitas. Segundo a prefeitura, dentro de 60 a 90 dias as copas das árvores já estarão recompostas.