Projeto prevê multa para desperdício de água em Pouso Alegre.
Projeto prevê multa para desperdício de água em Pouso Alegre.

Em tempos de escassez de água, esta em discussão na Câmara Municipal de Pouso Alegre um projeto que visa a economia dos recursos hídricos. O Projeto 7143/2015 proíbe a lavagem de calçadas e/ou veículos junto ao meio-fio, com água tratada ou potável, especialmente a fornecida por meio da rede de abastecimento público municipal de Pouso Alegre.

Se aprovado, os moradores que desobedecerem a lei, receberão advertência por escrito. Em caso de reincidência, será aplicada multa de 80 UFM’s (unidade fiscal do município), dobrando a cada reincidência.

O projeto visa além de economizar os recursos hídricos, incentivar o uso da água de poço, e o reuso ou captação da água da chuva. O autor do projeto, o vereador Hélio da Van (REDE), ressalta que o projeto visa a conscientização da população sobre a preservação dos recursos hídricos. “Se cada um fizer a sua parte na economia da água, estaremos preservando o meio ambiente e dando uma melhor qualidade de vida para nossos filhos e netos. Quando falamos que vai ter multa, as pessoas começam a se atentar e tomar atitudes referentes à preservação”, destaca.

O projeto chegou a entrar em pauta na sessão da terça-feira (13), mas foi retirado pelo vereador após emenda apresentada pelo vereador Adriano da Farmácia, que modificaria grande parte do Projeto. A emenda permitiria a utilização de água tratada ou potável para lavar calçadas, desde que não seja utilizada mangueira, aos estabelecimentos em que haja risco de contaminação à saúde pública. Além disso, reduziria o valor das multas, e obrigaria as advertências a serem feitas no local da infração.

O Projeto já foi aprovado em 1ª votação em outra Sessão e deverá entrar em pauta para aprovação final na próxima sessão, na terça-feira (20).