conciencianegra

Um abaixo-assinado esta circulando na internet reivindicando a aprovação do projeto de lei que estabelece em Pouso Alegre o Feriado da Consciência Negra, já presente em São Paulo e outra mil cidades do Brasil.

Após ser aprovado por unanimidade em 1ª votação, o projeto iria ser votado na terça-feira (3), mas foi barrado por um pedido de vistas do vereador Adriano da Farmácia. O autor do projeto, vereador Mauricio Tutty, questionou se o pedido não seria apenas uma manobra para atrasar a aprovação, e tentar evitar que o feriado aconteça ainda este ano.

Ainda na terça-feira, a Câmara realizou uma consulta pública, e recebeu o presidente da ACIPA, Sergio Tadeu Borges, e o presidente do Sindvale, Alexandre Magno, que representaram os comerciantes da cidade. Segundo eles, os comerciantes temem prejuízos com mais um feriado no ano. Eles propuseram que a iniciativa pública realiza-se ao invés do feriado uma campanha de grande mobilização durante a semana da Consciência Negra.

O autor do projeto, Maurício Tutty, ressaltou que mesmo existindo a 15 anos a semana da Consciência Negra em Pouso Alegre, pouco se fez durante este período. O feriado seria uma forma de provocar este debate e a formação da consciência da importância dos negros para a construção de Pouso Alegre e região.

O abaixo assinado se encontra no link: Abaixo Assinado