Atrações
Atrações

No primeiro ano de feriado no Dia da Consciência Negra, Pouso Alegre já tem uma programação extensa, repleta de atividades. Na sexta, 20 de novembro, a Secretaria Estadual de Educação, por meio da Superintendência Regional de Ensino promove a I Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, a partir das 8h, com início no pátio da rodoviária.

À tarde, ainda na sexta-feira, dia do feriado, diversos grupos e associações realizam o Sound System Consciência Negra, a partir das 16h, na Praça João Pinheiro, cuja programação conta com: solenidade de abertura, DJ Akilo, DJ Paul Love e DJ Mujique; Grupo de Percussão da Acajal; exposição e apresentação de alunos da Escola Municipal Vasconcelos Costa; Grupo de Samba de Raiz; Congada de Moçambique (da cidade de Ipuiúna); Baile da União, com DJ Juninho do Samanta Disco; Roda de capoeira; Latropa; Enúnia; Samba Rock com Marcão e ainda a exibição dos documentários “Clube 28 de setembro” e “Mil trutas e mil tretas”.

No sábado, dia 21 de novembro, às 19h, a Associação da Raça Negra de Pouso Alegre (Arnepa) promove a eleição da Rainha da Beleza Negra e a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que esse ano homenageia Wanete Gonçalves Ribeiro, Alan Kardek Cassimiro de Abreu, Marciana de Souza Teles Xavier, José Antônio Azevedo, Edson de Lima Nery, Flávio Henrique Puccini, Luiz Carlos da Silva Cunha, Ademir Antunes Saúde, Edlene Ligia Proença, Eduardo Pereira  Ribeiro, Carmen Ribeiro Caetano Dantas, Antônio Hélio de Souza, Silvio José Pereira, Fernando Francisco de Paula, Jose Nogueira de Castro e Luciene Maris da Cruz Pádua.

Já no domingo, dia 22, acontece a Corrida da Primavera, com largada na Praça João Pinheiro, às 9h, para um percurso de 7,5km, com a entrega de medalhas e troféu. O encerramento das comemorações será realizado com uma partida de futsal na Praça de Esportes Joaquim Moisés, na Rua Joaquim Coelho Júnior.

Todos os eventos têm o apoio e a colaboração da Prefeitura, Secretaria de Cultura e Turismo, Câmara Municipal, Museu Histórico Tuany Toledo, Raízes de Baobá, ASHPA, Acajal, entre outras.

O feriado no Dia da Consciência Negra foi sancionado em Pouso Alegre na sexta-feira (13) após aprovação do projeto de autoria do vereador Mauricio Tutty na Câmara Municipal e já vale para esta sexta-feira (20).