O Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí – SINDVALE emitiu nota na tarde desta terça-feira (17) informando que o comércio em Pouso Alegre poderá funcionar no Feriado da Consciência Negra no dia 20 de novembro. Segundo o sindicato, as empresas que abrirem as portas deverão pagar bonificações aos seus funcionários de acordo com a Convenção Coletiva do Trabalho 2014/2015 firmada pelo Sindvale e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio e Região – SINECOM.

Ainda de acordo com o Sindvale, é permitido o trabalho em feriados pelo comércio desde que autorizada em convenção coletiva e observada a legislação municipal, segundo as Leis 10.101 de 2000 e 11.603 de 2007. Na convenção firmada pelo Sindvale e Sinecom, é permitido ao comércio funcionar aos domingos e feriados, exceto os seguintes feriados: 1º de janeiro; 1º de Maio; Sexta-feira da Paixão e 25 de Dezembro.

O Feriado da Consciência Negra foi sancionado na sexta-feira passada (13) após ser aprovado na Câmara dos Vereadores. Segundo o autor do projeto, o vereador Mauricio Tutty, o feriado seria uma forma de provocar o debate e a formação da consciência da importância dos negros para a construção de Pouso Alegre e região.