Técnico da Ouvidoria orienta morador. Foto: Ascom Camara
Técnico da Ouvidoria orienta morador. Foto: Ascom Camara

A Ouvidoria da Câmara de Pouso Alegre definiu a agenda do mês de dezembro do projeto ‘Pergunte ao Seu Representante’. A tenda da ação que ouve perguntas, sugestões e críticas da população direcionadas ao Legislativo local vai passar pelas regiões dos bairros Ribeirão, São Cristovão, Faisqueira, Nossa Senhora Aparecida e São João. A primeira parada do projeto será no bairro Ribeirão, na próxima quarta-feira (02), das 14h às 17h.

O ‘Pergunte ao Seu Representante’ fez suas primeiras incursões pela cidade nos meses de agosto e setembro. O projeto é fruto de uma parceria entre a Ouvidoria do Legislativo e a TV Câmara. Em uma tenda armada em um local movimentado da cidade, os moradores podem tirar suas dúvidas a respeito do funcionamento da Câmara de Vereadores, enviar perguntas, sugestões, críticas e apresentar demandas. As peruntas direcionadas aos vereadores podem até aparecer na programação da TV Câmara.

A ouvidora da Câmara, Amanda Gonçalves, explica que o principal objetivo da ouvidoria é ser um canal que se amplifique os anseios, as dúvidas e carências da população. Ao longo do ano já foram feitos 1.024 atendimentos. Em cada um deles, os técnicos da Ouvioria respondem a questionamentos, anotam e encaminham sugestões, além de dar orientações acerca do funcionamento do Poder Legislativo. Todas elas são registradas e também encaminhadas aos vereadores quando é pertinente.

Tenda da Ouvidoria passa pela Praça Senador José Bento. Foto: Ascom Camara
Tenda da Ouvidoria passa pela Praça Senador José Bento. Foto: Ascom Camara

Uma parte desses atendimentos se refere a demandas de serviços, como operação tapa-buraco em ruas, reclamações referentes a serviços públicos de água, esgoto e coleta de lixo. As demandas são encaminhadas às autoridades competentes. Ao todo, 183 demandas como essas já foram cadastradas. Destas, 174 receberão encaminhamento final da Ouvidoria.

Ferramentas de participação

O ‘Pergunte ao Seu Representante’ é parte do esforço da Câmara Municipal de Pouso Alegre para se alinhar aos seus representados. Um amplo trabalho vem sendo desenvolvido para democratizar os espaços do Legislativo e disponibilizar novas ferramentas de participação popular na Casa. O presidente da Câmara, o vereador Rafael Huhn (Rede), considera que a Ouvidoria é um desses canais que de fato proovem a participação popular. “Todo canal de diálogo com a população é um instrumento de cidadania. Sempre que esse diálogo de fato é estabelecido, quando o cidadão se sente ouvido, atendido, além de o poder público cumprir com sua obrigação, damos um passo além no fortalecimento da democracia”, avalia.