O projeto de lei que estabelece o Feriado da Consciência Negra em Pouso Alegre, assim como em parte do Brasil, acabou não sendo votado na sessão desta terça-feira (03) na Câmara dos Vereadores em Pouso Alegre.

A proposta acabou saindo de pauta após um pedido de vistas do Vereador Adriano da Farmácia ser aprovado pela maioria dos vereadores. O projeto deve voltar à votação na sessão da próxima terça-feira (10).

Ainda durante a sessão, os vereadores Hamilton Magalhães e Lilian Siqueira, propuseram uma emenda que tornaria facultativo o feriado no Comércio, mas foi reprovada.

O autor do projeto, o vereador Mauricio Tutty, criticou o discurso de não estabelecer o feriado devido a crise: “Vamos esperar acabar a crise econômica para criar o feriado da consciência negra? Por que senão, não vamos criar nunca. [e enumera diversas crises no mundo global nos últimos anos]. Essas pessoas [negros] foram arrastadas, arrancadas de suas casas na África, e foram obrigadas a construir esse pais. Pois senão tivesse o feito, teriam morrido. E hoje, continuam pobres como sempre. E quem diz isso não sou eu. A BBC de Londres publicou em setembro: Negros são os mais ameaçados por crise econômica no Brasil. Então, por quê estamos com medo de criar este dia para homenageá-los? Antes de falar de crise econômica, temos de falar de crise humanitária.” afirma Tutty.

Tutty ainda questionou o pedido de vistas: “Que esse pedido não tenha o cunho apenas para atrasar a votação, para depois não dê tempo de aprovar, e o prefeito sancionar este projeto, a tempo de haver o feriado ainda este ano.”

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras.