A série ‘Perfis do Legislativo’ é uma parceria da Coordenadoria de Comunicação da Câmara de Vereadores com os veículos de comunicação de Pouso Alegre. Seu objetivo é estreitar o rela-cionamento dos pouso-alegrenses com os seus representantes, prestando contas do trabalho dos vereadores, apresentando suas ideias e pontos de vista. A seguir, a entrevista número 5:

Flávio Alexandre. Foto: Ascom Câmara
Flávio Alexandre. Foto: Ascom Câmara

O radialista Flávio Alexandre (PR) é um político moderado. Graças à cautela é dono de um bom-senso útil e raro no ambiente político, que é quase sempre regulado pela tensão das opiniões divergentes. É filho de Adelina Machado, casado com Francinette Maria Pereira, com quem tem duas filhas, Flávia Adelina e Lavínia Alessandra.

Dono de uma voz grave e elegante, fez dela a ferramenta de trabalho que lhe acompanhou ao longo dos últimos 25 anos. Passou por dezenas de rádios da região. Trabalhou na Secretaria de Cultura de Pouso Alegre e na Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Foi ainda integrante do Conselho do Patrimônio Histórico do município. Ajudou a fundar o Jornal Bons Negócios e, atualmente, tem um programa na Rádio Clube AM de Pouso Alegre.

Foi candidato a vereador por três vezes. Obteve 676 votos em 2004 e 1.505 em 2008. E, com 2.242 votos, foi eleito em 2012. Na entrevista a seguir, ele faz um balanço do seu mandato e sugere que um trabalho suprapartidário poderia elaborar um plano capaz de dar sustentação ao desenvolvimento ordenado e sustentável do município.

Do seu ponto de vista, qual é hoje o maior desafio do Legislativo em Pouso Alegre?

Flávio Alexandre: “Como vereador de oposição, fazer as propostas e projetos de melhorias para Pouso Alegre, ter a contrapartida objetiva do Pode Executivo, que é quem dimensiona as prioridades, e, assim sendo, intercalar os pedidos e demandas com a satisfação a ser dada para os pouso-alegrenses.”

Como o Legislativo pode contribuir para garantir o desenvolvimento sustentável e o crescimento ordenado da cidade?

F.A.: “Através de um plano conjunto suprapartidário de pensamentos que poderá envolver em um só corpo um grande projeto que atenderia o desenvolvimento sustentável e o crescimento de nossa cidade em todas as áreas, atraindo novos empresários e geração de empregos.”

Qual o maior legado do seu mandato?

F.A.: “O maior legado é estar presente em 100% das sessões ordinárias e das principais reuniões para a discussão de projetos. Quero também salientar que foi aprovado um projeto de minha autoria, o de número 7020 de 2015, que assegura matricula na escola mais próxima da casa do portador de deficiências locomotoras.”

De que forma o Sr acredita que os vereadores podem se aproximar e interagir de maneira direta com a população?

F.A.: “Audiências públicas e reuniões mensais fazem parte do calendário de trabalho de vereador, assim a população se sentirá melhor representada, com as discussões de problemas locais e futuros projetos para beneficiar a cidade.”

Tem mais algum projeto importante a ser desenvolvido até o final do mandato?

F.A.: “Estou trabalhando em vários projetos de grande importância para nossa cidade, como a revitalização do Rio Mandú e da Lagoa da Banana. Com a lagoa limpa e com as devidas licenças, gostaria de ver ali uma área de lazer com pedalinhos e quiosques, como alternativa para recreação. Também trabalhamos pela inserção de mais câmeras de segurança do projeto ‘Olho Vivo’ da Polícia Militar, devido ao alto índice de criminalidade em nossa cidade.”

Raio-X do vereador

Proposições de maior relevância:

Principais Indicações:

Projetos de lei: 19
Indicações: 82