PousoAlegrenet

Menu

Projeto “Barraginhas” abre novas inscrições para proprietários rurais

16 propriedades já receberam a instalação das bacias de captação de água e os novos interessados têm até a primeira semana de janeiro para fazer o cadastro

Os proprietários rurais que ainda desejam se inscrever para a Operação Estiagem 2015, também conhecida como Projeto “Barraginhas”, tem até a primeira quinzena de janeiro de 2016 para procurar a Gerência de Recursos Hídricos de Pouso Alegre, situada à Rua Major Augusto Libânio, 35, Centro, ou entrar em contato pelo telefone (35) 3449-4099.

O objetivo é implantar bacias de contenção de águas de enxurradas em propriedades rurais, sem nenhum custo para o proprietário, mediante cadastramento e apresentação de cópia e original do Registro do Imóvel Rural em nome do proprietário, Carteira de Identidade, CPF, comprovante de Residência e assinatura do Termo de Anuência.

Ao todo, 16 propriedades, localizadas nos bairros Cajuru, São José do Pantano, Gabiroval, Canta Galo, Afonsos, Imbuia, Brejal e Cervo, já receberam as atividades.

O projeto vai contribuir para diminuir os danos ambientais e garantir melhores condições aos proprietários e produtores rurais em períodos críticos de escassez hídrica, quando poderão utilizar a água acumulada para matar a sede de animais e contribuir com a agricultura familiar. Também contribuem para a melhoria das estradas vicinais e aumento da vazão de mananciais, aumentando a oferta de água.

As Barraginhas são pequenas bacias de captação de águas da chuva e de enxurradas, que estão sendo construídas na zona rural do município, sem interferência em Áreas de Preservação Permanente (APP), de forma a propiciar a infiltração lenta destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e do assoreamento, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos.

A ação está sendo promovida em parceria entre a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Governo, Ministério Público e Comitê de Articulação para Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos e Ações Ambientais.

O recurso de R$ 90 mil que está sendo utilizado para o desenvolvimento dos trabalhos foi conquistado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com apoio do Ministério Público, na pessoa do Promotor Dr. Ricardo Linardi.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Douglas Vieira, este projeto é de extrema importância e só foi possível com o apoio do Ministério Público. “O projeto é fundamental para garantirmos água de qualidade na zona rural e a iniciativa somente foi possível devido ao empenho dos integrantes do Comitê de Articulação e a participação do Dr. Ricardo Linardi, que tem sido um grande parceiro nas questões do meio ambiente em Pouso Alegre” destaca.

Com informações da Ascom Prefeitura de Pouso Alegre

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.