O estudo foi feito com dados de alunos escolares de 15 anos de 64 países. Foto: Agência Brasil
O estudo foi feito com dados de alunos escolares de 15 anos de 64 países. Foto: Agência Brasil

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulgou, nesta quarta-feira (10), o relatório sobre o desempenho dos estudantes de 64 países e territórios. O Brasil está entre os dez piores do mundo, com rendimento escolar baixíssimo em matemática, leitura e ciência. Indonésia teve a pior nota. China, Cingapura e Coreia do Sul são os melhores da lista.

De acordo com o levantamento, 1,1 milhão de estudantes brasileiros com 15 anos não têm capacidades elementares para compreender o que leem nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências. Apesar de ainda permanecer entre as piores educações do mundo, o relatório revela que o Brasil é um dos países que mais reduziram o número de alunos sem conhecimentos básicos de matemática. Outra constatação do estudo é de que o Brasil está no “top 10” de países mais desiguais do mundo no que diz respeito à diferença de desempenho entre estudantes de classes sociais altas e baixas.

O relatório, intitulado Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?, baseia-se em dados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, e avaliou a situação de 64 nações. A Indonésia apresentou os piores resultados, com 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Ao lado do Brasil, Peru, Colômbia e Argentina são alguns dos países com pior rendimento escolar nas três disciplinas.