A Escola de Samba Camisa Verde e Branco é a campeã do Carnaval de Pouso Alegre 2016. Com o tema do samba enredo “O canto livre de Angola”, que remete a importância da África, a escola trouxe para avenida carros alegóricos muito bem trabalhados, fantasias coloridas e passistas que encantaram o público. A vencedora conquistou os jurados e recebeu nota 77, sendo nota 10 nos quesitos: alegorias e adereços, samba-enredo, evolução, bateria, fantasia e mestre sala e porta bandeira. Esta foi a quinta vez consecutiva que a Camisa Verde e Branco venceu o carnaval de Pouso Alegre.

O segundo Lugar ficou com a Escola Clube Unidos da Tijuca, que também fez um belo desfile e até utilizou efeitos especiais nos carros alegóricos. A escola foi classificada com 76 pontos, sendo nota 10 nas alegorias e adereços, evolução, bateria, fantasia, comissão de frente e mestre-sala e porta bandeira.

Em terceiro lugar foi para a Escola de Samba Imperatriz da Alegria, que durante a apresentação animou o público e conquistou 66 pontos.

Os três melhores blocos também foram classificados. O primeiro lugar foi para o Bloco Fascinação, que há 25 anos participa do carnaval e apostou no tema “China Imperial”, para conquistar os 60 pontos dos jurados. O segundo lugar ficou com o Bloco Tradição, 54 pontos, e em terceiro foi para o Bloco Urubu Rei, que conquistou 51 pontos.

Na apuração dos blocos caricatos, o vencedor foi o “Viúvas da Neidinha”, que tirou nota 10 no quesito criatividade.

As escolas de samba foram premiadas com troféus. Segundo a prefeitura, os blocos e as escolas vencedoras receberão em 2017, uma maior subvenção da Secretaria Municipal de Cultura, com objetivo de incentivar ainda mais os participantes.