Informe FAI – Uma celebração movida à alegria e à emoção. Discursos enfáticos, abraços apertados e sentimentos ambíguos, marcados pela transição entre o encerramento de um ciclo e o início de outro. Assim foi a cerimônia de colação de grau da 42ª turma de Administração, 6ª turma de Pedagogia e 10ª turma de Sistemas de Informação. O evento foi realizado no anfiteatro da ETE na noite de 17 de março.

Seguindo o protocolo, o diretor da FAI, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, fez a abertura da sessão. Na sequência, as formandas Camila Costa Monteiro (Administração), Benilza Barroso Dias Rodrigues (Pedagogia) e Maria Paula de Oliveira Barbosa (Sistemas de Informação) proferiram os juramentos dos formandos de seus respectivos cursos.

O diretor fez uso da palavra novamente para proferir a Outorga de Grau com estes dizeres iniciais: “Formandos, sejam conscientes de seus deveres, para com a pátria e a humanidade. Mantenham sempre alertas o seu espírito de iniciativa e seus dotes de inteligência, em benefício de suas próprias afirmações como pessoas, como profissionais e como propulsores do desenvolvimento e da civilização”.

A continuidade da cerimônia se deu com a entrega dos certificados aos formandos dos três cursos. E na sequência, representantes dos formandos e paraninfos proferiram seus discursos. Pelo curso de Administração discursaram a bacharela Amanda Cristina Domingos e o paraninfo Prof. Vinicius Montgomery Miranda; pelo curso de Pedagogia, a licenciada Mayara de Cássia Rodrigues e a paraninfa professora Denise da Silva Segura e pelo curso de Sistemas de Informação, o bacharel Pablo Luís da Mota Nora e o paraninfo, professor Afonso Celso Soares.

Ensinar é acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter, e compartilhar de sua própria existência. Embora a vida nos leve a caminhos diferentes, sua lembrança permanecerá em nossos corações.” Com estas palavras, a mestre de cerimônia anunciou a próxima atividade da noite: homenagens aos mestres com entrega de placas.

A homenagem teve início com os graduados do curso de Administração que fizeram a entrega de placas aos professores e funcionária homenageados. Carolina da Rocha Gonçalves fez entrega da placa ao paraninfo prof. Vinicius Montgomery Miranda; Leandro Mariano Ribeiro, ao patrono prof. Benedito Márcio Barbosa Magalhães; Marcela do Val Dias, ao prof. homenageado Anderson Silva de Souza e Carla Franciele da Silva, à funcionária Maria das Graças Almeida.

A cerimônia prosseguiu com as homenagens das formandas do curso de Pedagogia. A licenciada Jennifer Alexa Viana fez entrega da placa à paraninfa profa. Denise da Silva Segura; Juliana Alves Sáber Rezende, à patronesse profa. Francisca Santos Paduan Mendonça e Rafaela Aparecida Silvério, à profa. Rosemy Aparecida Mendonça Villela.

E para finalizar, os graduados do curso de Sistemas de Informação entregaram placas aos professores homenageados: Daniel Barrigana Barcelos  fez entrega da placa ao paraninfo prof. Afonso Celso Soares; Augusto Borges Mesquita, ao patrono prof. Júlio Resende Ribeiro e Gustavo Pires Gonçalves ao prof. Benedito Márcio Barbosa Magalhães.

Na sequência, a bacharela Michele Antunes de Carvalho Miranda fez homenagem aos pais.

Para encerrar, os alunos, primeiros colocados de cada curso, foram homenageados pela Instituição.

O diretor da FAI, prof. José Cláudio Pereira, e professores da Instituição, entre eles paraninfos, patronos e homenageados .Foto: Ascom FAI
O diretor da FAI, prof. José Cláudio Pereira, e professores da Instituição, entre eles paraninfos, patronos e homenageados .Foto: Ascom FAI

COM A PALAVRA, OS HOMENAGEADOS

Prof. Afonso Celso Soares, paraninfo da turma de Sistemas de Informação .Foto: Ascom FAI
Prof. Afonso Celso Soares, paraninfo da turma de Sistemas de Informação .Foto: Ascom FAI

“Há alguns anos venho sendo homenageado. Receber estas homenagens tem sido motivo de grande honra e orgulho para mim. Isto me faz entender, que devo continuar persistindo e aprimorando cada vez mais a forma com que venho exercendo o meu papel de educador. Cada aluno com quem convivi me deixou uma boa marca, indelével e única, e que levo com satisfação por toda minha vida. Agradeço a todos os alunos e ex-alunos pelo carinho”. Prof. Afonso Celso Soares, paraninfo da turma de Sistemas de Informação

Profa. Denise da Silva Segura, paraninfa da turma de Pedagogia.Foto: Ascom FAI
Profa. Denise da Silva Segura, paraninfa da turma de Pedagogia.Foto: Ascom FAI

“Recebo este ano, mais uma vez, a homenagem de paraninfa da turma de Pedagogia e, com muita alegria sempre, pois trata-se de um convite que vem com sentimentos de carinho, amizade e admiração pelo professor na escolha dessa homenagem. Acredito que será a quinta vez como paraninfa mas, cada uma dessas turmas deixou em mim marcas exclusivas. A turma da Pedagogia 2015 transmitiu um perfil de mulheres líderes, muito sensíveis, uma turma debatedora. Junto desse grupo fui acolhida no momento da perda de meu pai, e senti-me abraçada e amparada de uma forma inesquecível.
Sempre quisemos comemorar aniversários, casamentos e nascimentos juntas, com música, comida, muitos risos… Enfim, tive com esse grupo um ano por demais especial, e nessa formatura minha homenagem a elas será acompanhar cada passo dessas primeiras vitórias.
São mestras e pessoas admiráveis!” Profa. Denise da Silva Segura, paraninfa da turma de Pedagogia

Prof. Vinicius A. Montgomery Miranda, paraninfo da turma de Administração .Foto: Ascom FAI
Prof. Vinicius A. Montgomery Miranda, paraninfo da turma de Administração .Foto: Ascom FAI

“NA FAI é a primeira vez que sou homenageado. Sinto-me honrado com o convite dessa turma de 2015. Esses alunos me surpreenderam por vários motivos. Primeiro por que nunca me passou pela cabeça que seria o professor escolhido. No dia em que me anunciaram, fiquei sem palavras, tamanha foi minha surpresa. Foi tudo tão de repente, em uma aula comum e sem nenhuma pista do que estava para acontecer. Só por isso, já teria valido a pena. Mas o que mais me emocionou foi ouvir a explicação do motivo pelo qual esses meus queridos alunos me escolheram. Disseram que me admiravam pela seriedade com que conduzo as minhas aulas, trazendo informações importantes não só para a vida profissional, como para a vida pessoal deles.
Em resposta, eu lhes disse que estava surpreso, pois, sempre procuro tratar todos os meus alunos com educação e respeito, mas exijo deles seriedade e postura profissional em sala de aula. Sala de aula não é lugar para perder tempo, nem para refresco. É lugar para ampliar horizontes, explorar conhecimentos, debater ideias. Não me lembro se existiu algum dia nesses 15 anos como professor Universitário ou 19 anos como professor (independente do nível de ensino), em que eu tenho ido para a sala de aula sem antes ter me preparado para isso. Encaro o dia a dia da sala de aula como uma prova olímpica de alto nível na qual sem preparo, sem esforço e sem dedicação é impossível obter sucesso. Faço isso porque os professores que eu tive e que me inspiraram ser o profissional que sou também assim o fizeram. Os momentos de convívio em sala de aula trazem amizade e, às vezes, até descontração. Mas antes de tudo, é na sala de aula que o professor se torna exemplo, modelo de cidadão e profissional. Muitas vezes é ali que se define o futuro profissional e pessoal de indivíduos, de famílias e por que não, até de comunidades inteiras. É preciso, portanto, respeito e extremo profissionalismo. Por exigir tanto dos meus alunos, achava bastante difícil que algum dia alguma turma me escolhesse. Por isso que essa homenagem me emocionou tanto. Eu só tenho que agradecer por tamanha honra. A todos os alunos da turma de 2015, mu muito obrigado. Que Deus os abençoem, sempre!!!
Não poderia também deixar de dizer que é muito bom trabalhar e fazer parte da Família FAI. A seriedade, o companheirismo dos colegas, dos funcionários, dos coordenadores e da direção são inspiradores. A cultura de compromisso com a excelência faz da FAI um lugar onde existe verdadeira transformação de meninos e meninas em cidadãos maduros, honrados e que não se intimidam diante de desafios. Por isso tudo é muito bom ser professor da FAI e fazer parte desse time.
Prof. Vinicius A. Montgomery Miranda, paraninfo da turma de Administração

Profa. Francisca Santos Paduan Mendonça, patronesse da turma de Pedagogia .Foto: Ascom FAI
Profa. Francisca Santos Paduan Mendonça, patronesse da turma de Pedagogia .Foto: Ascom FAI

“Não é a primeira vez que estou sendo homenageada. Me sinto feliz, agradecida, lisonjeada e muito enternecida com este convite. É uma turma especial! Tenho grande empatia por ela. Acho que elas, também, por mim. São alunas comprometidas, dedicadas, caprichosas e com ótimo astral!
Desejo a todas grande sucesso na carreira escolhida! Já sinto saudade desse convívio positivo”.
Profa. Francisca Santos Paduan Mendonça, patronesse da turma de Pedagogia

Maria das Graças Almeida, funcionária homenageada. Foto: Ascom FAI
Maria das Graças Almeida, funcionária homenageada. Foto: Ascom FAI

“Tive a honra de ter sido homenageada uma vez pelo curso de Administração – formandos 2003 e outra pelo curso de Pedagogia, mas não lembro o ano. Quero agradecer e dizer que fiquei muito feliz e honrada por receber o título de colaboradora homenageada dos formandos 2015 dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia da FAI. Desejo a todos parabéns e muito sucesso nessa nova etapa de suas vidas. SEJAM FELIZES!!!”
Maria das Graças Almeida, funcionária homenageada