Em entrevista a emissoras, Perugini disse que vai enviar projeto de lei a câmara para regulamentar fiscalização do transporte público. Imagem: Reprodução PMPA
Em entrevista a emissoras, Perugini disse que vai enviar projeto de lei a câmara para regulamentar fiscalização do transporte público. Imagem: Reprodução PMPA

Moradores de Pouso Alegre e manifestantes do Grupo Coletivo Pouso Alegre, se manifestaram nos últimos dias sobre o anúncio feito pelo Prefeito Agnaldo Perugini de que irá enviar um projeto de lei a câmara para regulamentar a fiscalização do transporte público.

O anuncio feito na terça-feira (1) chegou a ser divulgado por canais de televisão e postada pela prefeitura no facebook. Na publicação na rede social, dezenas de pessoas questionaram porque deste projeto em véspera de eleição. Eles também criticaram o monopólio da princesa do Sul, e pediram que outras empresas possam operar na cidade, o que é uma reivindicação antiga da população.

Postagem do grupo Coletivo no Facebook questiona prefeito.
Postagem do grupo Coletivo no Facebook questiona prefeito.

Segundo os manifestantes do grupo coletivo Pouso Alegre, que organizou as manifestações referentes ao transporte público em 2013, o anúncio seria apenas um ‘jogo de cena’ às vésperas da eleição: “Às vésperas de eleição, eis o jogo de cena. Tudo muda – e, na verdade, o projeto de lei é um embuste [mentira], como comentaremos logo mais – pra tudo ficar igual. Nossa sugestão é a pergunta de um milhão: qual partido na cidade NÃO IRÁ aceitar dinheiro da TRISTEZA DO SUL nas próximas eleições?? A resposta, em nossa opinião, vai deixar o Rei nu na frente de todo mundo…” afirmaram os manifestantes eu sua página na rede social.

Promessa de 2013 não cumprida

Em 2013, após uma série de manifestações, o Prefeito Agnaldo Perugini havia anunciado a redução da tarifa de ônibus e que a prefeitura e a empresa Princesa do Sul fariam uma série de melhorias no transporte público da cidade. Passada as manifestações, dois anos e meio depois, a tarifa pulou de R$ 2,50 para R$ 3,00.

Já referente as melhorias, foi prometido: a Integração de 100% das linhas com o Bilhete Fácil; revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias; implantação de pontos regionais; implantação de corredores de ônibus; implantação de câmeras e GPS em todos os veículos; criação do Departamento Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados; contratação de empresa especializada para realizar um auditoria externa do transporte coletivo; e ampliação da fiscalização do serviço. Porém, boa parte do que foi anunciado não foi cumprido.