No começo da manhã, fila já dobra a esquina. Imagem: Reprodução EPTV.
No começo da manhã, fila já dobra a esquina. Imagem: Reprodução EPTV.

Moradores de Pouso Alegre estão sofrendo para conseguir marcar consultas no posto de saúde do bairro Esplanada. Segundo reportagem da EPTV nesta segunda (14), para marcar uma consulta moradores estão precisando chegar de madrugada ao local, antes das 5h da manhã.

Para ser a primeira na fila, a Dona Rosa mal dormiu: “[Cheguei às] 3h30 da manhã… Na semana passada cheguei aqui às 5 horas da manhã e não consegui” contou a aposentada.

Aposentada teve que chegar no posto às 3h30 da manhã para ser atendida. Imagem: Reprodução EPTV
Aposentada teve que chegar no posto às 3h30 da manhã para ser atendida. Imagem: Reprodução EPTV

No começo do dia a fila no posto do Esplanada já dobrava a esquina. Quem vai ao local, além da fila, tem que enfrentar o cansaço e falta de conforto. No local não há bancos e nem área coberta. Os moradores contam que a prefeitura tem um serviço de agendamento por telefone, mas que só dá ocupado.

Segundo as pessoas que esperavam no local, apenas um clinico atende na Unidade, e são apenas 25 vagas disponíveis por semana. Só nesta segunda, pelo menos 60 pessoas esperavam no local, a maioria idosos, que tiveram que ir novamente embora sem atendimento.

“Levantamos 4h da manhã para chegar aqui e não ser atendido.”  Conto um aposentado. “Cheguei 5h30. Já faz umas três semanas que eu venho esse horário e chego aqui não consigo. Quando chega perto de mim acaba”, contou a costureira Maria Lima de Oliveira.

Segundo a prefeitura, as marcações de consultas são feitas a partir das 7h00 da manhã e que a carga horária do clinico geral é de 15 horas semanais e para atender a 50 consultas. A secretaria municipal explicou ainda que o outro clínico geral que atendia pediu exoneração do cargo, mas que há previsão para que ainda essa semana seja aberto um edital para a contratação de um outro médico.