Projeto visava aumentar o número de vereadores em Pouso Alegre. Foto: Câmara
Projeto visava aumentar o número de vereadores em Pouso Alegre. Foto: Câmara

Um projeto de emenda que aumentaria o número de vereadores em Pouso Alegre de 15 para 19 gerou revolta nas redes sociais na noite desta terça-feira (22). O projeto não entrou em votação na sessão desta terça (22).

Projeto previa aumento no número de vereadores. Imagem: Reprodução Facebook
Projeto previa aumento no número de vereadores. Imagem: Reprodução Facebook

O projeto foi divulgado pelo vereador Hamilton Magalhães (PTB) nas redes sociais: “Indignado com a apresentação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica, protocolado às pressas esta tarde na câmara, alterando o número de vereadores de 15 para 19, abandonei a reunião em sinal de protesto, e por já ter a minha opinião formada quanto a este assunto. O momento atual não abre precedentes para um número maior de vereadores. Os 15 atuais são mais que necessários para representar a nossa população. Temos sim que nos empenhar em reduzir custos, seja através da diminuição do subsídio aos vereadores, bem como aos assessores, revisão dos contratos da câmara entre outros.” Comentou o vereador.

Nas redes sociais a repercussão foi instantânea. Centenas de pessoas criticaram a ideia do projeto.

Procurado, o presidente da Câmara, Mauricio Tutty, comentou o assunto: “A análise sobre o número de vereadores foi realizada pelo jurídico da Câmara que visa atender os preceitos constitucionais de participação democrática participativa. A responsabilidade de apresentação é do presidente, o que não diz que o projeto é do presidente. No mesmo projeto estava a diminuição dos salários em cerca 20%, o que não foi aceito pelos vereadores. Lamento as eventuais distorções e irei apresentar o projeto de redução dos salários dos vereadores nas próximas semanas.”, afirmou Tutty.

Por fim, o presidente disse que o projeto de aumento foi descartado por todos os vereadores, mas que ainda há resistência de alguns vereadores quanto a diminuição dos salários.