Irmão Rino Questa em entrevista a TV Record.
Irmão Rino Questa em entrevista a TV Record.

Faleceu nesta quarta-feira (6) aos 85 anos o Irmão Rino Questa. Muito querido em Pouso Alegre, o religioso foi professor e diretor do Colégio São José e dedicou sua vida à formação humana, desportiva e cristã de jovens pouso-alegrenses.

Irmão Rino no Colégio São José
Irmão Rino no Colégio São José. Foto: Arquivo Fernando Lima

História

Irmão Rino nasceu em Bréscia, na Itália, em 30 de abril de 1930. Em 07 de setembro de 1947 entrou para a Congregação Pavoniana e aos 17 anos, se tornou irmão. Em 1951, recebeu o convite para se mudar para o Brasil e trabalhar no Colégio São José, em Pouso Alegre, assumindo, aos 21 anos a função de diretor da instituição.

Em 23 de agosto de 1953, no Brasil, professou seus votos de pobreza, castidade e obediência. Por meio deste ato público e com muita confiança entregou sua vida a Deus, se dedicando aos menos favorecidos, a fim de dar-lhes uma perspectiva melhor de futuro.

Sempre incentivador do esporte, ele foi um dos criadores dos Jogos Escolares de Pouso Alegre (JEPA), em 1971. Em 2014 foi homenageado pelo educador físico Ricardo Paula de Luna, com a criação do prêmio que leva seu nome, pensado com o intuito de homenagear a todos os atletas do município que se destacaram em alguma modalidade esportiva.

Em 2011, irmão Rino deixou Pouso Alegre, para trabalhar em Brasília, no Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni, a convite da Congregação Pavoniana.

Irmão Rino pedalando em sua bicicleta dentro do Colégio. Foto: Arquivo Fernando Lima
Irmão Rino pedalando em sua bicicleta dentro do Colégio. Foto: Arquivo Fernando Lima

Apaixonado pelo ciclismo, a figura de irmão Rino em sua famosa bicicleta se tornou conhecida. Ele participava de passeios ciclísticos na cidade e todos os dias, no fim da tarde, dava voltas com sua bicicleta no pátio do Colégio São José.

Irmão Rino completaria 86 anos no próximo dia 30.

Paixão pela Bicicleta em matéria

Luto

Em luto, o Colégio São José de não realizará nenhuma atividade nesta quinta-feira (7). A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre decretou luto oficial de três dias

Missa de 7º dia

A missa de 7º dia esta marcada para o dia 12 de abril (terça-feira) às 19h na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre

Nota.
Nota.