Praça João Pinheiro permanece com estrutura improvisada. (Imagem: Reprodução EPTV)
Praça João Pinheiro permanece com estrutura improvisada. (Imagem: Reprodução EPTV)

Nesta segunda-feira (16) faz um ano que o ponto final saiu da Avenida Duque de Caxias para a Praça João Pinheiro. Ao longo desse ano houve muita discussão por parte de moradores, comerciantes e usuários do transporte público sobre o terminal no local.

Desde o inicio, um grupo de moradores reclamam que a mudança esta comprometendo a preservação e conservação do local, tombado como Monumento Natural, Paisagístico e Histórico de Pouso Alegre. Já comerciantes da Av. Duque de Caxias também reclama da queda do movimento e vendas sem o terminal.

Os usuários também não estão satisfeitos. Um ano se passou e o local ainda esta com estrutura improvisada. A segurança também é motivo de preocupação dos usuários. Nesse período o local chegou a ficar semanas sem iluminação suficiente, deixando usuários no escuro e expostos a assaltos e crimes. Sem segurança, o local também é utilizado para uso de drogas, o que preocupa os usuários do transporte.

Apesar disso, a prefeitura afirma que fez uma pesquisa onde 86% dos entrevistados preferiam a Praça João Pinheiro como terminal rodoviário. Mas a pesquisa sempre foi questionada, e em março deste ano o PousoAlegrenet resolveu fazer uma enquete pelas redes sociais. O resultado foi bem diferente da pesquisa da prefeitura: Dos 1.000 participantes, 79% disseram que preferiam o ponto na Av. Duque de Caxias.

Em nota a prefeitura de Pouso Alegre informou que já foi definida a permanência do terminal urbano na Praça João Pinheiro. Ela ainda informou que o projeto em tramitação na Câmara prevê que a Princesa do Sul faça a restruturação adequada do terminal.