Bombeiros chegaram a tempo de impedir que fogo atingisse a Maria Fumaça (Foto: Marcelo Veritas)
Bombeiros chegaram a tempo de impedir que fogo atingisse a Maria Fumaça (Foto: Marcelo Veritas)

Foi por pouco que a Maria Fumaça não pegou fogo novamente em Pouso Alegre. O caso aconteceu neste sábado (28). A denuncia foi feita com exclusividade pelo portal PousoAlegrenet, que flagrou o inicio do incêndio.

Em 25 minutos fogo se espalhou e quase atingou um dos vagões (Foto: Pouso Alegre .net)
Em 25 minutos fogo se espalhou e quase atingou um dos vagões (Foto: PousoAlegrenet)

O fogo começou em um pasto, a alguns metros da Maria Fumaça. O fato flagrado pela nossa equipe foi denunciado ao corpo de bombeiros.

A equipe do corpo de bombeiros demorou cerca de 40 minutos para chegar ao local. Enquanto isso, o vento ajudou a espalhar o fogo, que ficou a quase 2 metros de atingir um dos vagões.

Com a chegada do corpo de bombeiros, e da guarda municipal, o fogo foi controlado e abafado, não atingindo nenhum vagão da Maria Fumaça.

Segundo os bombeiros, nessa época do ano tem sido comum a queimada de pastagens. Ainda de acordo com o órgão, a equipe demorou, pois já estaria atendendo outras chamadas de queimada, inclusive próxima a casas.

Abandono denunciado na semana passada

Após o incêndio em 2013 que atingiu vários vagões da Maria Fumaça, a prefeitura realizou uma reforma em um dos vagões (o que quase foi atingido na queimada deste final de semana). O valor gasto foi de R$ 110 mil, vindos do Fundo Estadual de Cultura.

Na semana passada, o estado de abandono da Maria Fumaça foi matéria no PousoAlegrenet. A matéria mostrou que os outros vagões permanecem sem cuidados, e que o vagão que passou por restauração já precisa de uma reforma.

Além disso, a matéria informou que um guarda municipal havia sido escalado para fiscalizar o local durante o dia. Neste sábado, nenhum guarda municipal estava no local quando a queimada teve inicio.