Supermercado Alvorada foi infracionado pela Vigilância Sanitária. (Foto: Reprodução Facebook)
Supermercado Alvorada foi infracionado pela Vigilância Sanitária. (Foto: Reprodução Facebook)

Um dos supermercados da rede Alvorada em Pouso Alegre foi flagrado e fracionado pela Vigilância Sanitária por vender queijos vencidos com novas etiqueta por cima. O caso foi flagrado por nossa equipe neste domingo (22) no supermercado da Rua Silviano Brandão, chamado de “Alvoradinha”.

No local foram encontradas diversas bandejas de queijo prato fatiado que estavam com duas etiquetas. Algumas estavam tão bem colocadas, que era difícil perceber. Na etiqueta de baixo, a data informava que o produto havia vencido no próprio domingo (22 de maio). Já na etiqueta colocada por cima, a data de validade mudava para o mês de junho. Segundo a própria etiqueta, a nova data teria sido colocada exatamente no dia do vencimento.

Queijo venceu no domingo (22), mesma data da que foi re-embalado com nova data de vencimento
Queijo venceu no domingo (22), mesma data em que foi re-embalado com nova data de vencimento. (Foto: PousoAlegrenet)

Nosso repórter questionou a gerência sobre a infração, e foi informada na segunda-feira (23) que a culpa seria dos funcionários, e que o supermercado repreende tal prática. Ele ainda disse que os funcionários foram repreendidos pela infração e que todos os queijos haviam sido removidos da prateleira. O responsável pela comunicação da rede foi procurado desde o inicio da semana para dar uma posição sobre o caso, mas não deu resposta.

Essa não é a primeira vez que o supermercado é alvo de reclamações referente a pratica. Em abril um leitor fez uma denuncia sobre o caso, mas como não houve flagrante e registro junto a Vigilância Sanitária e Procon, o assunto não foi levantado adiante pelo portal. Na época, o leitor ainda afirmou que a gerência teria se comprometido de que o ato não aconteceria novamente.

Com registros em mãos, nossa reportagem fez uma denuncia ao Procon e a Vigilância Sanitária. O Procon ainda não informou o que irá fazer referente ao caso.

Segundo a vigilância Sanitária, um fiscal esteve no supermercado nesta terça-feira (24) e por incrível que pareça, ainda encontrou diversas peças de queijo vencidas sendo vendidas. Ainda de acordo com o orgão, as peças foram apreendidas e a empresa infracionada. O valor da multa não foi divulgado.

A Vigilância Sanitária pede que em casos assim, o consumidor compre o produto, guarde o comprovante de compra e faça a denuncia a vigilância sanitária antes de falar com as empresas ou postar nas redes sociais. Segundo ela, tal procedimento ajuda a aumentar a chance de um flagrante.

Quem flagrar casos parecidos, também pode enviar fotos, vídeos e relatos para nossa redação pelo whatsapp: (35) 8404-4602