Casas correm risco de desabar (Imagem: Reprodução EPTV)
Casas correm risco de desabar (Imagem: Reprodução EPTV)

Algumas famílias do bairro São João em Pouso Alegre estão apreensivas com a situação de suas casas. São pelo menos 12 casas que estão sob risco de desabamento. Os imóveis ficam próximos a um barranco que está cedendo. A prefeitura foi acionada pelo Ministério Público Estadual e os moradores cobram que prefeitura cumpra a ordem judicial.

Segundo os moradores, o barranco de 30 metros de altura teria surgido depois que a prefeitura retirou terra do local para criar um clube de campo, que não foi para frente. Com os anos, o terreno começou a ceder e a comprometer a estrutura dos imóveis. Em 2011, a defesa declarou a região como área de risco e um dos moradores teve que deixar sua casa.

Casas correm o risco de desabar em Pouso Alegre (Foto: Reprodução EPTV)
Casas correm o risco de desabar em Pouso Alegre (Foto: Reprodução EPTV)

A prefeitura teria feito a proposta de construir novas casas para as famílias em situação de risco, com possibilidade de se fazer obras de contenção no barranco, mas a proposta não agradou. Segundo os moradores, as casas seriam de qualidade muito inferior.

Em janeiro, moradores denunciaram o agravamento da situação com o aparecimento de rachaduras em sete casas e o início da construção de uma creche na parte de baixo do barranco.

“A gente tem uma ordem judicial, a gente tem o empenho do Ministério Público para que a prefeitura cumpra a determinação de evitar uma tragédia por ela mesma anunciada há mais de oito anos. Todavia, até agora, não se logrou êxito da prefeitura cumprir a obrigação com as pessoas e com a ordem judicial emanada”, disse o advogado Marcello Rosa.

Por meio de nota, a Prefeitura de Pouso Alegre declarou que tem realizado trabalhos técnicos de engenharia para fazer obras de contenção no local. A prefeitura ainda disse que recorreu da decisão judicial citada pelo advogado e aguarda parecer da Justiça.