Carlos Roberto Loiola, venceu a quarta edição do Prêmio Literário Carlos de Oliveira (Foto:DR)
Carlos Roberto Loiola, venceu a quarta edição do Prêmio Literário Carlos de Oliveira (Foto:DR)

O pousoalegrense Carlos Roberto Loiola venceu a quarta edição do ‘Prémio Literário Carlos de Oliveira’ promovido pelo Município de Cantanhede em Portugal. O concurso é aberto à participação de autores de qualquer dos países de língua oficial portuguesa.

Loiola conquistou o prêmio com o romance “A estrambótica aventura do senhor Martius Von Gloeden”. Segundo o júri “a obra se distingue pela sua capacidade de efabulação e trabalho sobre a linguagem, que reproduz ficcionalmente o discurso, as superstições e a visão do mundo de um camponês (caipira) de Minas Gerais”. Eles ainda destacaram “a riqueza compositiva e narrativa do romance, ambientado no Brasil imperial”.

Juiz é conhecido por dar sentenças em versos
Nascido em Pouso Alegre, Carlos Roberto Loiola é Juiz de Direito em Belo Horizonte. O Juiz acabou ganhando destaque na mídia nos últimos anos por dar algumas sentenças ‘diferentes’, muitas vezes usando versos.  O caso mais famoso aconteceu em 2012, quando o juiz julgou um caso de briga de duas mulheres e na sentença ensinou um homem a mentir quando estiver com outra. Ainda no mesmo ano, Loiola explicou em carta que sentenças diferentes fazem parte do seu estilo pessoal.