O candidato Rafael Simões e o presidente da executiva estadual, Domingos Sávio (Divulgação PSDB)
O candidato Rafael Simões e o presidente da executiva estadual, Domingos Sávio (Divulgação PSDB)

O PSDB Estadual lançou Rafael Simões como candidato à prefeitura de Pouso Alegre. O anuncio aconteceu em convenção realizada pela executiva estadual na tarde desta quinta-feira (4) em Belo Horizonte (MG). O vereador e médico Paulo Valdir Ferreira, conhecido como Dr. Paulo, filiado ao PR, foi anunciado como vice da chapa.

Rafael Tadeu Simões tem 52 anos, é advogado, professor e empresário. Foi diretor da FDSM (Faculdade de Direito do Sul de Minas) por oito anos e presidente da FUVS (Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí), instituição que é a mantenedora da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí) e do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, por três anos.

“Agora nós vamos trabalhar com os partidos coligados. Vamos fazer uma campanha ética, uma campanha de levar a verdade. Nossa proposta tem três pilares: saúde, educação e segurança. Para que isso aconteça de forma eficiente, precisamos ter uma saúde de qualidade, uma educação de alto nível. Na segurança, vamos trabalhar em parceria com a Polícia Militar, reestruturar a Guarda Municipal”, disse Rafael Simões ao G1.

A coligação “Em defesa de Pouso Alegre” tem apoio de outros nove partidos (PR, PTB, DEM, Solidariedade, PDT, PP, PPS, PT do B e PSL). Nas proporcionais, o PSDB vai lançar 18 candidatos a vereador em coligação com o PDT, que terá cinco candidatos à Câmara Municipal.

Briga na justiça

O PSDB Estadual e o diretório municipal do partido disputam na justiça o “direito” de definir o candidato a prefeito na cidade. O PSDB Estadual tentou destituir o diretório e impor uma comissão interventora, para, segundo a própria executiva estadual, garantir que Rafael Simões fosse o candidato do partido.

O diretório municipal entrou na justiça, e obteve liminar, retornando ao poder no município, e realizando convenção que elegeu Chico Rafael. Simões não colocou seu nome para votação.

A executiva nacional e estadual do PSDB entrou com vários recursos na justiça, mas até o momento não obtiveram sucesso. Sem reconhecer a primeira convenção, a executiva estadual realizou a nova convenção que elegeu Simões. Na mesma tarde, o diretório municipal do PSDB registrou no Cartório Eleitoral a candidatura de Chico Rafael.

A vive de chapa Lilian Siqueira, o presidente do diretório, Didu Toledo, e o candidato Chico Rafael, protocolaram o registro de candidatura (Foto: Pouso Alegre .net)
A vive de chapa Lilian Siqueira, o presidente do diretório, Didu Toledo, e o candidato Chico Rafael, protocolaram o registro de candidatura (Foto: PousoAlegrenet)

“Eu queria fazer um agradecimento especial a lei, a constituição da república brasileira, ao poder judiciário brasileiro que não se curva diante dos poderosos e dos coronéis. E hoje nos temos a nossa candidatura, graças a força da lei e independência do poder judiciário, legitimando de uma vez por todas a nossa candidatura pelo PSDB. Vamos agora ao encontro de nosso povo. Vamos buscar junto a eles o que eles querem para transformar esses desejos em realizações e com isso esperar dias melhores para vida de nosso povo”, concluiu Chico Rafael.