Construção e Ipê chamam a atenção no bairro Belo Horizonte em Pouso Alegre (Foto: PousoAlegre .net)
Construção e Ipê chamam a atenção no bairro Belo Horizonte em Pouso Alegre (Foto: PousoAlegrenet)

Uma construção feita em volta de um Ipê tem chamado muito a atenção de quem passa pelo bairro Belo Horizonte em Pouso Alegre. O local, com traços de castelo, será um salão de festas com o nome da árvore. “É um sonho. Será um local de lazer para as pessoas da cidade”, conta o proprietário da obra, Marco Antônio da Silva, de 57 anos, ao PousoAlegrenet.

Marco Antônio capricha na obra (Foto: PousoAlegre .net)
Marco Antônio trabalhando (Foto: PousoAlegre .net)

A obra tem sido toda construída pelo próprio Marco Antônio, desde 1991. “Plantei o Ipê em 1984. A construção eu comecei em 1991. Em 1994 construí cem metros. Em 96 fiz uma parte de cima. E fiz outras partes em 98, 2001 e 2008. Tudo muito sofrido. Em 2012, construí essa parte final, que agora a prefeitura quer impedir”, conta.

Construção foi pensada no entorno do Ipê (Foto: PousoAlegre .net)
Construção foi pensada no entorno do Ipê (Foto: PousoAlegrenet)

Ao PousoAlegrenet, Marco Antônio conta que a construção começou antes da mudança na lei, e o caso foi parar na justiça: “A prefeitura embargou alegando a necessidade de que houvesse 3 metros e meio de recuou da calçada. Recentemente ela liberou os 3 metros e meio, mas esta um impasse na secretaria de planejamento. Estou com 4 metros de recuou em baixo, porem estou passando meio metro na parte de cima para não cortar a árvore. Eu passei isso não por que eu ganhasse algum espaço lá em cima, mas simplesmente para não danificar a estrutura da árvore”, explicou.

A construção se adequou ao Ipê. “O terreno era em declínio. Onde esta a frente eu joguei oito caminhões de terra. A árvore esta bem estruturada e funda. Nunca deu trinca nem na calçada. Ele não vai crescer mais do que esta. Acompanhei antes de fazer a laje, e vi que estava mantendo”, garante.

Além de propiciar a existência da própria árvore, o avanço na parte superior tem sido útil para a população. A cobertura serve de sombra nos dias de sol e cobertura nos dias de chuva para os pais e crianças da escola que fica em frente, e que não tem onde ficar enquanto esperam pela abertura do portão. Quem passa por lá, se encanta com o charme do lugar: “Ele é lindo! Um cartão de visita do bairro. Quando as flores caem ficamos contando os meses para vê-lo florir novamente”, disse a moradora Vanessa Ribeiro.

Proprietário da construção: "Um sonho" (Foto: Pouso Alegre .net)
Proprietário da construção: “Um sonho” (Foto: Pouso Alegre.net)
Construção e Ipê chamam a atenção no bairro Belo Horizonte em Pouso Alegre (Foto: PousoAlegre .net)
Construção e Ipê chamam a atenção no bairro Belo Horizonte (Foto: PousoAlegrenet)