Facebook tem sido grande palco de campanha nessas eleições
Facebook tem sido grande palco de campanha nessas eleições

As redes sociais viraram estratégia principal de campanha de muitos candidatos em Pouso Alegre. Para a maioria, a escolha se deu devido a mudança na legislação eleitoral, que diminuiu tempo de rádio e Tv, além de impor restrições como uso de cavaletes, outdoors, tamanho de adesivos, pintura de muros, e etc. O custo baixo comparado ao resultado, também impactou positivamente nas decisões.

Só que, sem usar o recurso do impulsionamento pago do facebook, que é proibido durante a campanha, não é simples obter resultado nas redes sociais. A publicação do ‘santinho digital’ e fotos de caminhadas, seja no perfil do candidato, ou em grupos, tem sido a pratica mais comum, mas que dificilmente traz algum resultado. Mas também há candidatos que optaram pelas redes sociais por acreditar no poder de sua comunicação, e tem consigo boa exposição.

Um deles é o jornalista Fernando Lima, candidato a vereador pelo Partido Verde. Por usar o seu perfil pessoal para divulgar notícias nos últimos anos, Fernando acabou obtendo 26.000 seguidores no facebook: “Usar as redes sociais foi uma decisão natural, já que já tenho um público formado e conheço bem a rede”, explicou Fernando.

Outro candidato que tem conseguido exposição é o professor Bruno Dias, do Partido Republicano. Ele tem feito transmissões ao vivo na rede social para conversar com seus amigos e expor suas ideias. O professor também tem usado do bom humor, como quando usou Pokémons para lembrar alguns problemas de Pouso Alegre. O vídeo acabou viralizando e teve mais de 15 mil visualizações. “Escolhi as redes sociais porque elas me dão uma resposta daquilo que as pessoas acharam do que eu penso e de suas necessidades”, disse Bruno.

Já os candidatos a prefeito da cidade têm optado pelas mesmas estratégias, divulgando os vídeos produzidos para a propaganda gratuita na TV, fotos de reuniões e caminhadas pelos bairros, além de santinhos e imagens em formato publicitário.