PousoAlegrenet

Menu

Compare as propostas dos candidatos sobre problemas de Pouso Alegre

O PousoAlegre.net fez 12 perguntas sobre temas aos candidatos a prefeito de Pouso Alegre. Confira as respostas

Candidatos responderam perguntas sobre 12 temas

Candidatos responderam perguntas sobre 12 temas

No domingo, os pouso-alegrenses vão às urnas para decidir quem assumirá a gestão da cidade nos próximos quatro anos. Para ajudar na escolha, o PousoAlegrenet consultou os candidatos sobre 12 temas importantes.

Para não estender demais, solicitamos aos cinco candidatos que cada resposta tivesse no máximo 180 letras. A ordem das respostas esta sorteada.

Confira na entrevista abaixo as propostas dos cinco concorrentes:

O que pretende fazer para gerar mais empregos e ampliar a renda dos moradores da cidade?

Alexandre Magno: Iremos facilitar a instalação de novas empresas, com gestões junto aos órgãos de fomento dos governos de Minas e Federal e criaremos distritos industriais em bairros populosos.

Ricardo Puccini: Implantar um novo distrito industrial com 1 milhão de m² para atrair novas empresas e gerar empregos de qualidade e com remuneração digna para os cidadãos de Pouso Alegre.

Virgília Rosa: Atrair indústrias, diversificar a economia, investir em serviços, que gera mais empregos, no turismo, construir o centro de convenções, dobrar os alunos do nosso polo universitário.

Wilson Pereira: Criar modos para que as compras públicas sejam dos empresários locais; fortalecer o parque industrial garantindo mais emprego.

Rafael Simões: Capacitação para o mercado de trabalho com a realização de cursos de formação profissional, tendo por base a identificação das necessidades de mão-de-obra das empresas locais.

O que o candidato pretende fazer para melhorar o transporte público?

Ricardo Puccini: Romper o contrato com a atual concessionária, abrir nova licitação para pelo menos duas outras empresas e regulamentar vans e microônibus para complementar o transporte.

Virgília Rosa: Abrir nova licitação e regulamentar as vans, implantar sistemas de fiscalização e avaliação permanente via GPS, garantir onibus em todos os horarios e rotas e regulamentar as vans.

Wilson Pereira: Cobrar da concessionária a qualidade do serviço impondo multas e dependendo a rescisão do contrato; melhorar o novo edital de concessão próximo para vir empresas competentes.

Rafael Simões: Fiscalização e/ou execução do contrato vigente, para que a população seja efetivamente atendida pela atual concessionária. Integração dos transportes urbano, rural e intermunicipal.

Alexandre Magno: Ampliaremos o número de linhas e veículos destinados ao transporte público coletivo e iremos regularizar o serviço de vans para regiões que não têm linhas de ônibus constantes.

O que pretende fazer para melhorar o trânsito no perímetro urbano e nas principais vias de saída da cidade?

Ricardo Puccini: Implantar um plano completo de mobilidade urbana em conformidade com as normas técnicas nacionais, readequando inclusive os espaços de acessibilidade nas vias e calçadas.

Wilson Pereira: Planejamos melhorar principalmente a sinalização das vias que hoje é deficiente; criar campanhas educativas e melhorar os serviços de tranporte público.

Rafael Simões: Recuperação, sinalização e conservação das vias já existentes; execução de obras estratégicas para facilitar o deslocamento de veículos e pessoas por toda a extensão do Município.

Alexandre Magno: Construiremos vias alternativas de acesso aos bairros, como, por exemplo, a Dique 3, que dará acesso à região da Faisqueira.

Virgília Rosa: Interligação e construção das grandes avenidas, semaforos inteligentes, nova rotatória do Baronesa e aproveitamento das marginais do trevo Fátima I, novas sinalizações de caminhão.

Que medida pretende tomar para melhorar a manutenção de ruas e praças?

Rafael Simões: Os espaços públicos serão revitalizados através de parcerias efetivas com empresas locais e novos construidos em função da identificação da necessidade nos bairros.

Wilson Pereira: Buscar recursos para recapeamento das vias; cobrar da COPASA que é uma das causadoras dos buracos nas vias; buscar a revitalização das Praças para os movimentos culturais.

Virgília Rosa: As praças e fontes de água estão abandonadas, vamos reformar todas e dotá-las de academias, playgrounds para as crianças e quiosques para que se tornem lugares de convívio familiar.

Ricardo Puccini: Implantar um programa permanente de recuperação e requalificação das vias. Revitalizar o Horto, criar parques lineares e envolver a comunidade no apoderamento dos espaços públicos.

Alexandre Magno: Revitalizaremos as praças centrais Senador José Bento e João Pinheiro, além de revitalizar as calçadas de toda a cidade, atendendo exigências de acessibilidade.

Que medida pretende tomar para melhorar a limpeza urbana?

Alexandre Magno: Criaremos o Bolsa Verde, um projeto de preservação e recuperação de nascentes, iremos recuperar o Parque Zoobotânico e implementaremos um novo Sistema de Gestão da Limpeza Urbana.

Ricardo Puccini: Implantar um novo sistema com novos equipamentos de acondicionamento, ampliar a coleta seletiva, implantar ecopontos e desenvolver uma grande campanha de conscientização.

Wilson Pereira: Investir em campanhas educativas para a coleta; fazer estudo para instalação de ECOPONTOS; rever e melhor fiscalizar o contrato de concessão da empresa de limpeza urbana.

Virgília Rosa: Limpeza urbana é urgência, vamos retomar de imediato a coleta de lixo em toda a cidade, comprar lixeiras, aumentar a coleta seletiva na zona urbana e rural, gerando emprego e renda.

Rafael Simões: Elaborar o plano de gestão de resíduos sólidos; promover imediata revisão do modelo de coleta e destinação do lixo urbano, com novas soluções; implantar coleta seletiva.

Que proposta tem para contribuir com o Estado no combate à criminalidade?

Alexandre Magno: Ampliaremos, em parceria com a Polícia Militar, o Programa Olho Vivo. Também reestruturaremos a Guarda Municipal e criaremos o patrulhamento na zona rural.

Ricardo Puccini: Modernizar a iluminação, modernizar a GM, ampliar o olho vivo. Em parceria com o Estado melhorar o trabalho das polícias e rever o convênio com a PM para ampliar a segurança.

Wilson Pereira: Melhorar os serviços públicos essenciais que competem ao município, como saúde, educação e cultura para o jovem; uma população com qualidade de vida tem mais amor à vida.

Rafael Simões: Integrar e modernizar as ações de segurança pública, com modelo de gestão integrada com representantes da sociedade nas discussões com outros órgãos na esfera estadual e federal.

Virgília Rosa: Meu vice é delegado, vamos integrar de imediato a Guarda municipal, PM e Polícia Civil aumentando o policiamento ostensivo, criar postos policiais nos bairros, inibindo a violência.

Que medida irá tomar para combater o avanço de drogas, como o crack, na cidade?

Wilson Pereira: Fortalecer o CAPS e fortalecer as pastas da educação e da cultura para que o jovem possa ter qualidade de vida na nossa cidade.

Alexandre Magno: Fortalecer o Conselho Municipal Antidrogas e criar o Fundo Municipal Antidrogas, destinado a atividades de repressão, prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes.

Rafael Simões: Ações integradas com órgãos estaduais na prevenção ao uso de drogas, fortalecendo conselhos municipais antidrogas, de assistência social e dos direitos da criança e adolescente.

Virgília Rosa: Ter educação de qualidade e em tempo integral, construir centros comunitários multidisciliplinares e esportivos são primordiais para prevenir o uso de drogas, é nossa prioridade.

Ricardo Puccini: Implantar a Casa de Apoio ao Dependente Químico em parceria com entidades religiosas e sociais que atual na área, com uma equipe completa de profissionais e médicos especializados.

Qual sua proposta para a saúde?

Ricardo Puccini: A construção do Centro de Especialidades Médicas, novas unidades 24h, desafogando o hospital. Ampliar para 28 as equipes de Saúde da Família e a entrega de medicamentos a domicílio.

Rafael Simões: Dentre outras, desapropriação da Lema para ampliação do HCSL e implantação de UPA´s com atendimento 24 horas nos bairros; reorganização da Secretaria de Saúde, com nucleação.

Wilson Pereira: Priorizar a gestão da atenção básica, para que o postinho de saúde volte a ser referência no nosso município; fortalecer a gestão plena em saúde para ajudarmos nosso hospital.

Virgília Rosa: Fazer funcionar imedatamente o que já existe, antes de construir, para acabar com as filas de consultas, por remédios nas farmácias e postos, terceirar exames nas clínicas locais.

Alexandre Magno: Reestruturaremos o Sistema de Saúde Público Municipal, aumentaremos os Centros de Saúde e contaremos com estratégia renovada de atendimento na Rede de Urgência e Emergência 24h.

O que pretende fazer para fomentar o esporte?

Rafael Simões: Recuperação dos espaços públicos destinados ao esporte e parceria com cursos de formação desportiva para a implantação de projetos voltados aos jovens e população carente e escolas.

Wilson Pereira: Ampliar os espaços para prática de desporto nas escolas; melhor utilizar o Manduzão e Rosão para as práticas de desporto; democratizar o acesso das várias modalidades de desporto.

Ricardo Puccini: Reformar o Manduzão, criar as Olimpíadas de PA e promover campeonatos, levar atividades esportivas para ruas e praças e aperfeiçoar a Lei de Incentivo ao Desporto e Paradesporto.

Virgília Rosa: Reformar o manduzão, construir praça de esportes nos bairros, construir calçadões nas diques e Perimetral, academias nos canteiros, retomar os jogos estudantis e todos os esportes.

Alexandre Magno: Além da criação do Bolsa Atleta, teremos novas diretrizes para as áreas desportivas e paradesportivas, com desenvolvimento de projetos esportivos de inclusão social.

O que pretende fazer para ampliar o lazer e a cultura na cidade?

Ricardo Puccini: Promover viradas culturais, aperfeiçoar o financiamento à cultura, criar o programa de incentivo à cultura popular e executar o Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos.

Alexandre Magno: Iremos revisar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também iremos incentivar movimentos culturais nas áreas de lazer dos bairros e revitalizaremos o Parque Natural Municipal.

Virgília Rosa: Calendário cultural anual, modernização teatro, construir conchas acústicas nas praças do centro e bairros, melhorar a lei de incentivo à cultura.

Wilson Pereira: Ampliar a Lei de Incentivo à Cultura para os movimentos culturais terem autonomia; ampliar e incentivar o uso dos espaços públicos para prática de lazer e cultura.

Rafael Simões: Incentivo aos eventos culturais da cidade, apoio aos artistas locais nas diversas áreas e recuperação e implantação de locais de exibição pública, inclusão em escolas municipais.

Qual sua proposta para a educação?

Virgília Rosa: Escolas tempo integral, plano cargos e salários professores, ampliar vagas pré vestibular, programa de bolsas integrais nas faculdades locais para melhores alunos da rede pública.

Alexandre Magno: Implantaremos o Plano de Carreira como forma de valorizar os profissionais da Educação e a educação em regime de tempo integral para a educação infantil e ensino fundamental.

Rafael Simões: Educação voltada à valorização do Professor e o crescimento educacional e humano do aluno. Autonomia da gestão escolar. Convenios e trabalhos integrados com instituições.

Ricardo Puccini: Criar mais mil vagas integrais em creches, 2 mil no ensino fundamental, ampliar o programa de educação especial, universalizar a qualidade do ensino, entre outras.

Wilson Pereira: Implantar uma real educação integral priorizando ao professor e à pedagogia a ser adotada; criar o professor substituto para não deixar nossas crianças sem escola.

Que medida pretende tomar para organizar as contas da cidade e equilibrar os gastos com serviços?

Ricardo Puccini: Investir na transparência dos atos da administração, transmitir licitações ao vivo e um programa permanente de gestão para reduzir despesas de custeio e manutenção da Prefeitura.

Rafael Simões: Revisão do Plano Diretor para adequá-lo às transformações e às novas demandas presentes no Município desde a sua última versão. Tornar transparente a gestão da verba pública.

Virgília Rosa: Cortar secretarias e cargos de confiança, reduzir 50% do valor do custeio, informatizar todos os setores, assumir parte dos serviços terceirizados, montar usina de asfalto própria.

Wilson Pereira: Auditoria das contas; reorganizar a metodologia do PPA, LDO e LOA; otimizar os gastos nas compras públicas e nos cargos comissionados.

Alexandre Magno: Iremos reestruturar administrativamente o município, reduzindo os cargos de confiança exclusivamente para chefias e assessoramentos.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/pousonet/public_html/wordpress73dvc/wp-content/themes/panet_infinite/ad_manager.php on line 520

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.