Terminou nesta segunda-feira (12) o prazo para que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador fossem julgados em 1ª instância e as decisões fossem publicadas. No entanto, em Pouso Alegre alguns candidatos ainda aguardam a decisão da Justiça e estão liberados para continuar fazendo campanha.

Chico Rafael recorreu do indeferimento na segunda-feira (5)
Chico Rafael recorreu do indeferimento na segunda-feira (5)

Dos seis candidatos a prefeito na cidade, apenas Chico Rafael (PSDB) teve candidatura indeferida. Ele disputa com Rafael Simões, também do PSDB o direito de ser candidato do partido. Ambos haviam registrado suas candidaturas. Chico recorreu da decisão na segunda-feira (5).

Entre os 303 candidatos a vereador, oito candidaturas receberam indeferimento, sendo que 22 candidatos ainda aguardam o resultado do julgamento. Desses, quatro são da chapa de Chico Rafael no PSDB.

Os candidatos que já recorreram podem continuar fazendo campanha até que saia a decisão final da Justiça Eleitoral. Segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prazo para o julgamento em 1ª instância terminou realmente nesta segunda-feira, mas como foram inúmeros processos, os juízes eleitorais ainda estão finalizando os julgamentos e, por isso, alguns candidatos ainda aguardam pelo resultado da decisão em 1ª instância.

Ainda de acordo com o TRE, os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador só poderão ser substituídos nesta disputa eleitoral em casos de falecimento. Já políticos com candidaturas indeferidas ou desistentes não poderão colocar substitutos na disputa.