Rafael Simões e Chico Rafael: Disputa esta no TRE-MG
Rafael Simões e Chico Rafael: Disputa esta no TRE-MG

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais decidiu na manhã desta segunda-feira (26) que Rafael Simões será o candidato do PSDB em Pouso Alegre. A decisão dada pelo plenário composto por 6 juízes reforma a sentença dada pelo Juiz Virgílio Almeida Barreto na semana passada. Dos 6 juízes, 5 votaram a favor da candidatura de Rafael Simões. Chico Rafael ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mas o julgamento não deve acontecer antes do domingo, dia 2 de outubro, dia da eleição.

Entenda o caso

Com interesse declarado em favorecer a candidatura de Rafael Simões, a executiva estadual tentou por meio de uma comissão interventora destituir o diretório municipal, que entrou na justiça, e conseguiu através de um liminar retomar o comando. O diretório fez a convenção municipal e elegeu Francisco Rafael Gonçalves, o Chico Rafael, como candidato do partido.

A executiva estadual considerou nula a convenção, alegando que não teria cumprido resolução interna do partido. A executiva fez então uma convenção em Belo Horizonte, onde indicou Rafael Simões como candidato do PSDB.

Os dois registraram suas candidaturas, que sofreram pedidos de impugnação. Após os tramites de defesa, o juiz da 227ª Zona de Pouso Alegre decidiu que Rafael Simões tinha o direito de ser candidato. Chico Rafael recorreu, e conseguiu reverter a decisão em 2ª instância no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Rafael Simões recorreu da decisão e conseguiu nesta segunda-feira reverter a decisão junto a turma. Chico Rafael ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mas o julgamento não deve acontecer antes do domingo, dia 2 de outubro, dia da eleição.