Ouça o pronunciamento de Chico Rafael

ESCLARECIMENTO A POPULACÃO DE POUSO ALEGRE

É público e notório a disputa ocorrida dentro dos limites partidários do PSDB. Várias foram as decisões, ora a favor de um, ora a favor de outro, chegando finalmente para ser apreciado junto ao mais alto tribunal eleitoral do País, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Na tarde do dia 30.09, a Ministra Relatora do processo, colocou na pauta a medida judicial cautelar, que tinha como objetivo antecipar o julgamento – em caráter liminar – ou seja, provisoriamente, e o julgamento definitivo seria submetido a apreciação da Turma Julgadora, composta por 7 (sete) Ministros, somente após as eleições.

Após nossa avaliação, Eu e minha vice decidimos recuar provisoriamente da medida cautelar, receosos de que, se provida, poderíamos causar sérios transtornos para os eleitores, considerando que estávamos a um dia das eleições e não haveria tempo suficiente para informar nossa população, prejudicando a liberdade de escolha de cada um dos nossos eleitores.

Assim, após as eleições, e se fossem acatadas as razões de nosso recurso, o TSE convocaria novas eleições, desta vez, colocando na disputa os candidatos legitimamente escolhidos na convenção municipal. Na noite de segunda feira – 03.10 – a candidata a vice na chapa e o Presidente do Diretório Municipal, sem me consultarem e a revelia de todos os membros do Diretório, deram procuração para outro advogado com plenos poderes para desistir da ação e renunciando à sua condição de candidata a vice. Essa atitude retirou toda e qualquer possibilidade de prosseguir com o processo perante o TSE. Junte-se a isso o fato de que só tomei conhecimento da nomeação de novo advogado na tarde de terça feira – 04.10 – .

Ao invocar o Poder Judiciário para dirimir a disputa, direito constitucional de qualquer cidadão, buscava Eu e todo o Diretório do Partido, apenas a aplicação da Lei e da justiça, no caso, o meu direito de disputar o pleito. Se iria vencer ou não, caberia ao povo dizê-lo nas urnas.

Eu não desisti e não desistiria sem o pronunciamento final do TSE. Seja qual fosse a decisão, seria por mim acatada com serenidade e humildade. Afinal todos nós vivemos e agimos no limite da LEI e da CONSTITUIÇÃO de nosso País, cuja interpretação e orientação são de responsabilidade dos Tribunais Superiores, no caso o TSE.

Encerro esse momento político-eleitoral da mesma forma como comecei, de cabeça erguida, motivado e imbuído do desejo de ver a nossa cidade transformada, recuperada e preparada para o desenvolvimento com oportunidades para todos e condições de oferecer melhor qualidade de vida para a população.

Diante dos fatos consumados me resta desejar saúde, sabedoria e coragem ao Prefeito e aos Vereadores eleitos para que cumpram as promessas de campanha. Nossa gente precisa e merece.

Por fim, agradecer a todos que estiveram ao meu lado durante esta jornada, especialmente minha amada família, que nunca me abandonou.

“Já travei muitas batalhas na vida. A mais dura e implacável foi comigo mesmo e esta eu venci. É o que importa neste momento.”

A vida segue. Vamos em frente. Estarei sempre a disposição de todos.

Com a consciência do dever cumprido, com humildade e afeto,

Chico Rafael