Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)
Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)

Direcionada para alunos do ensino médio da região, a FAI promove a segunda edição da Gincana Empreendedores na Escola com o slogan Sua ideia pode fazer a diferença na Escola. A fase final acontece em 8 de outubro no Ginásio do Alcidão em Santa Rita do Sapucaí.

Disputam a final treze escolas pertencentes às regionais de ensino de Pouso Alegre e Itajubá. De Santa Rita do Sapucaí participam as escolas estaduais Sanico Teles, Sinhá Moreira e Dr. Delfim Moreira e o Colégio Tecnológico Delfim Moreira; de Pouso Alegre, as escolas estaduais Virgília Paschoal e Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente) e o Colégio Skema 10;  e também as escolas estaduais João Ribeiro da Silva, de Gonçalves; Marquês de Sapucaí, de Delfim Moreira; Cônego José Eugênio de Faria, de Cachoeira de Minas; Vereador Joaquim Borges da Costa, de Careaçu;  Major João Pereira, de Itajubá e o CEP – Centro de Educação Profissional Tancredo Neves, de Brazópolis.

Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)
Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)

Cada escola irá participar de três tarefas. A primeira delas trata-se da apresentação do projeto selecionado na primeira fase (fase escolar) que visa contribuir com melhorias ou inovações na aprendizagem de uma ou mais disciplinas do ensino médio; a segunda, apresentação dos talentos da escola e por último, os estudantes participam de um game show com perguntas de conhecimentos gerais.

As três escolas vencedoras serão premiadas: com uma TV Led 50″  e uma  bolsa de estudos para um curso de pós-graduação da FAI (1º lugar);  um projetor multimídia (2º lugar) e uma impressora multifuncional (3º lugar). Os professores responsáveis das escolas classificadas nos três primeiros lugares ganharão um notebook. Todos os alunos  participantes e professores orientadores desta fase receberão kits FAI.

Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)
Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)
Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)
Gincana FAI 2015 (Foto: FAI)

O projeto FAI foi bem acolhido pelas escolas participantes.  Abaixo, depoimentos de coordenadores da gincana em suas respectivas escolas.

“A Gincana FAI está mobilizando as turmas do ensino médio em nossa escola.  Sempre participamos dos eventos, programas de visitas e da Gincana FAI por serem de significativa relevância para o desenvolvimento de várias habilidades e competências em nossos alunos. Assim todos os alunos da 3ª série EM puderam desenvolver projetos dentro do regulamento determinado, participaram das seletivas internas  e, agora nesta fase, estão bastante engajados, interessados e desenvolvendo mais habilidades, tais como o trabalho em equipe, o cumprimento de regras e prazos, o respeito as diferenças. Além disso desenvolvem o empreendedorismo, a proatividade, o envolvimento comunitário  e o exercício da cidadania que é importantíssimo e deve sempre pautar nossas práticas.

O projeto elaborado pela equipe escolhida nesta escola oferece apoio na questão da Língua Portuguesa, especificamente na área da literatura. Ele entra como apoio, onde as dúvidas e dificuldades referentes à matéria, independente da série em curso, poderão ser solucionadas. A proposta da equipe traz total incentivo à leitura. A  aplicação do projeto iniciar-se-á a partir do 1º ano do EM e gradativamente será aplicada aos 2ºs e  3ºs anos.”

Professora Eliane Salgado, vice-diretora na Escola Estadual Dr. Delfim Moreira, de Santa Rita do Sapucaí

“Excelente, pois permite a interação dos nossos alunos, oportuniza aprendizagem através da prática e o senso de responsabilidade quanto ao desenvolvimento e participação neste evento.
É um ótimo meio de divulgação dos cursos da Faculdade e uma maneira lúdica de aproximar os alunos com a FAI.”

Douglas Rodrigo Moreira, especialista de educação básica na Escola Virgília Paschoal, de Pouso Alegre

“Vi neste projeto uma chance de mesclar as técnicas aprendidas no mercado com a área acadêmica. Técnicas essa como Brainstorming e trabalho em equipe foram bases para estimular estes jovens a trabalharem com afinco. Os resultados foram muito além do esperado, e foi para mim uma abertura de olhos por assim dizer, pois enxerguei o ensino de uma forma diferente e compreendi com absoluta certeza, que acima das dificuldades que visivelmente vem nos apresentando o ensino publico, está a incapacidade de muitos de nós professores de enxergar que nosso publico mudou, e que, consequentemente, nosso produto (o ensino) também deve se adaptar a este novo publico. Acredito também que para o CEP, que apesar de ser uma instituição com décadas de tradição no ensino técnico, começa a engatinhar novamente com o ensino médio, essa gincana representa mais um passo na redescoberta do ensino, e um abrir de horizontes para expandir igualmente o conhecimento de nossos alunos.

A FAI por sua vez, se mostra uma instituição que possui preocupações com a qualidade de ensino dos alunos de nível médio, não apenas para que cheguem ao ensino superior alunos com mais qualidade, mas sim que alcance maiores patamares nas suas vidas e consequentemente se tornem melhores Brasileiros.”

Robson Aparecido da Silva, analista se Sistemas, professor de ensino técnico no CEP – Centro de Educação Profissional Tancredo Neves, de Brazópolis

“A Gincana FAI possibilita aos alunos desenvolver projetos e alternativas para tornarem o aprendizado mais prazeroso, possibilitando a busca por mais conhecimento.

O projeto é espetacular porque faz os alunos interagirem entre si, na busca por novas alternativas do saber. Os coordenadores do projeto estão de parabéns!”

Professora Márcia Terroso Ávila, Escola Estadual Sinhá Moreira, de Santa Rita do Sapucaí

“O ‘Projeto FAI’ costuma trazer para a nossa escola motivação e estímulo, desenvolvendo em nossos alunos e professores um conceito empreendedor, pois as tarefas propostas e desenvolvidas possuem um caráter social, relacionadas a temas empreendedores. Não podendo deixar de ressaltar o envolvimento dos alunos com as tarefas, principalmente na elaboração de projetos, projetos esses, que os alunos elaboram com o intuito de trazer melhorias e benefícios para a instituição escolar. O engajamento dos alunos nestes projetos juntamente com os professores orientadores é maravilhoso, pois, além de toda autonomia que os mesmos desenvolvem, estes acabam por desenvolver habilidades e capacidades que talvez não conseguiriam atingir com uma aula tradicional. Todo esse trabalho faz com que nossos alunos e professores passam a ter uma visão diferenciada, tanto do ensino, quanto da aprendizagem, a qual os ajudará a construir um futuro promissor e empreendedor, bem como a construção do seu próprio ser, como, cidadãos críticos e pensantes.

O ‘Projeto FAI’ é um dos projetos mais bem elaborados e preparados educacionalmente falando, pois além de visar a interação e o lúdico eles objetivam o desenvolvimento do aluno como um ser crítico, pensante e empreendedor. Isso faz com que os alunos se interessem pelo que está sendo proposto, bem como participar, sentindo-se motivados e úteis no desenvolvimento da instituição escolar, uma vez que, esta, pode apresentar melhorias em função de projetos criados e elaborados por eles próprios. Essa visão empreendedora tem cada vez mais os aproximado da nossa realidade, pois a Gincana da FAI propõe o movimento e os alunos junto dos professores orientadores realizam na escola. Essa parceria tem dado certo há anos, e pretendemos continuar com ganhos valorosos como estes, que é a motivação dos nossos alunos e professores por ensino e aprendizagem de qualidade, como a participação no Projeto da FAI.”

Professora Aline Aparecida Barbosa, supervisora pedagógica, responsável pela Gincana na Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria, de Cachoeira de Minas

“A Gincana FAI é uma excelente oportunidade para nossos alunos e nossas alunas mobilizarem seus conhecimentos e pensarem seus projetos observando a interdisciplinaridade, a criatividade e a aplicação de conteúdos, antes só vistos pelo viés da teoria.  Para a Escola, foi fundamental essa atividade para observarmos o desenvolvimento das habilidades necessárias para que nossos estudantes concretizassem seus projetos.”

Andréa Vitório, professora de Língua Portuguesa, Artes, Filosofia e Sociologia no Colégio Skema 10, de Pouso Alegre

“A nossa participação na Gincana FAI significa dar mais uma sacudida nos jovens, instigando sua criatividade e o espírito empreendedor. Através dos projetos dos empreendedores da escola, é possível visualizar a ânsia pela transformação do processo educacional. Os estudantes contemporâneos saem na vanguarda, apontando que a melhor maneira de aprender é através de interações com os outros e com o objeto de estudo. Por isso, sempre vale a pena participar.

O projeto FAI consiste numa distinta oportunidade para os jovens protagonizarem ações que reportam a uma nova abordagem pedagógico-curricular. Parabenizo os idealizadores dessa proposta que traz sublinhada a possibilidade de mudanças na educação a partir da discência.”

Professora Ana Maria de Paiva Alves e Silva, especialista da Educação Básica na Escola Estadual Marquês de Sapucaí, de Delfim Moreira