Comissão de Ética vai investigar suposta quebra de decoro de Hélio da Van (Foto: Câmara)
Comissão de Ética vai investigar suposta quebra de decoro de Hélio da Van (Foto: Câmara)

Os vereadores de Pouso Alegre acataram na Sessão Ordinária desta quinta-feira (3) a formação de uma Comissão de Ética para investigar suposta quebra de decoro parlamentar do vereador Hélio da Van (REDE).

O pedido foi feito pelo Corregedor da Casa, Vereador Braz Andrade (PPS), devido as declarações de Hélio durante o uso da tribuna na sessão do dia 18 de outubro. Hélio disse que presidente da Câmara, Maurício Tutty, tinha “fama de bandido”, e o chamou de ‘traste’.

O documento do corregedor solicitava de Hélio da Van uma retratação, porém na Sessão Ordinária da quinta-feira (3), o mesmo protocolou ofício alegando não haver amparo legal no pedido realizado pelo vereador Braz Andrade, o que levou à formação da Comissão.

A comissão, definida por sorteio, respeitando a proporcionalidade partidária da Câmara, será formada por Gilberto Barreiro (PRB), Flávio Alexandre (PR), e pelo próprio corregedor, Braz Andrade (PPS). A Comissão ainda deverá se reunir para definir quem será o Presidente, o Relator e o Secretário.

O prazo para emissão do parecer final da Comissão será na última Sessão Ordinária do ano, ou seja, quando se encerraria o mandato de Hélio da Van, que não se reelegeu.