Edição 651 da revista ‘O Malho’ traz Foto do Pouso Alegre Futebol Clube (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)

Três fotos históricas do Pouso Alegre Futebol Clube foram encontradas por um pesquisador na hemeroteca da biblioteca nacional, e enviadas em primeira mão ao PousoAlegrenet no começo deste mês. As imagens foram publicadas em duas revistas de 1915, dois anos após a Fundação do Dragão do Sul de Minas.

Na edição 651 da revista ‘O Malho’ (link), uma foto do Pouso Alegre Futebol Clube aparece em uma matéria esportiva com a legenda ‘Futebol nos estados – Time do Pouso Alegre Futebol Clube da Cidade de Pouso Alegre, E. de Minas’.

Edição 40 da revista ‘Fon Fon!’ traz foto de jogo do PAFC contra Ouro Fino FC (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)
Edição 27 da revista ‘Fon Fon!’ traz foto e escalação do time do PAFC (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)

Já a revista ‘Fon Fon!’ publicou fotos do time em duas edições. Na edição 27 (link), é exibida uma foto dos jogadores do PAFC e sua escalação para confronto contra o time de Ouro Fino. Na edição 40 (link), é exibida uma foto do jogo disputado em Pouso Alegre entre o PAFC e o time de Ouro Fino.

Moises posa com um dos documentos inédito encontrado por ele. A sumula de um jogo de 1898 (foto: divulgação)

Os registros foram encontrados pelo pesquisador Moisés Henrique Gonçalves da Cunha, o mesmo que encontrou recentemente registros que comprovam que o futebol era disciplina em uma escola de Pouso Alegre antes do retorno de Charles Miller ao Brasil, em 1894.

Moisés é técnico administrativo e mora em Campinas. Apaixonado pelo Futebol, e em especial pelo Guarani de Campinas, suas descobertas vem ganhando destaque na mídia nacional depois que ele passou a vasculhar registros históricos.

O encontro das imagens históricas vem em um momento especial para o time de Pouso Alegre. Após anos inativo, o Clube esta voltando as atividades. Na semana passada, 145 pessoas compareceram em eleição aberta ao público para votar e eleger o novo conselho diretor do clube. O ex-jogador Paulo da Pinta foi eleito presidente.

Edição 651 da revista ‘O Malho’. Foto do Pouso Alegre Futebol Clube no canto superior direito (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)
Edição 27 da revista ‘Fon Fon!’ traz foto do time do PAFC no centro (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)
Edição 40 da revista ‘Fon Fon!’ traz foto de jogo do PAFC contra Ouro Fino FC no centro (Imagem: Reprodução Hemeroteca Digital)