Simões questionou gastos e disse que investigará contas da prefeitura (Foto: PousoAlegrenet)

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), realizou nesta sexta-feira (13) uma coletiva de imprensa na Câmara Municipal. Ao lado do secretário de Administração e Finanças, Júlio Tavares, o prefeito apresentou um balanço inicial da situação financeira do município.

Segundo o balanço, a prefeitura foi entregue com um déficit financeiro de R$ 19,5 milhões e não possui recursos para quitá-la. “A grande preocupação do momento é criar uma linha de corte, para que não haja uma responsabilidade desse governo que inicia. Estamos buscando uma alternativa jurídica para poder honrar com o que esta para trás, porque quem prestou o serviço de forma séria precisa receber”, disse Simões.

O prefeito ainda questionou valores gastos anteriormente pela antiga gestão como:

Simões disse que irá realizar uma auditoria das contas do antigo governo e pedirá a abertura de CPIs na Câmara. “Varias CPIs serão abertas. Essa dos 14,5 milhões [capina] será aberta. A do IPREM será aberta. Para poder evidenciar situações que estão fora do padrão de atuação dentro da área pública”, afirmou o prefeito.

O secretário de finanças disse que ainda não conseguiu ter acesso a todos os dados contábeis. Ele e o prefeito disseram que sistemas haviam sido resetados, e que estes sistemas não falam entre si. Tavares disse também que encontrou registros divergentes dos apresentados nas prestações de contas. “Teremos que refazer os registros contábeis da prefeitura de 2015 e 2016”, disse Tavares.