PousoAlegrenet

Menu

Constituição passa a integrar grade de ensino em Pouso Alegre

Versão didática desenvolvida pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre vai ser discutida junto com outras disciplinas em escolas municipais

Escola municipais em Pouso Alegre adotam versão ‘teen’ da Constituição Federal em sala de aula (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

Pouso Alegre será a primeira cidade do Brasil a incluir o estudo da constituição nas escolas municipais. Uma cartilha de atividades começou a ser distribuída na quinta-feira (23) para turmas a partir do 4º ano do ensino fundamental, e será usado junto com outras disciplinas.

Madu Macedo, idealizadora do livro e que também conduziu a criação da cartilha (Imagem: Reprodução EPTV)

A cartilha de atividades foi baseada no livro ‘Constituição em miúdos’: “É uma linguagem muito densa [a da constituição] e a gente fez o livro para tornar a linguagem mais acessível aos jovens”, explica a diretora da Escola do Legislativo Madu Macedo, idealizadora do livro e que também conduziu a criação da cartilha.

Os professores vão decidir a melhor forma de adotar a cartilha junto com o livro em sala de aula. O livro já é distribuído gratuitamente em todo pais, inclusive, com versão em braile e outra digital (acesse aqui), com apoio da Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel).

Para o presidente da Abel, Florian Madruga, a adoção na rotina escolar vai ajudar no processo de educação cidadã de crianças e adolescentes. “Nós precisamos que o brasileiro seja cidadão permanente e para isso precisamos ter aula de cidadania”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.