Faixa exclusiva deve ser implementada em outras vias da cidade (Foto: PousoAlegrenet)

A secretaria de trânsito planeja ampliar o número de vias com faixa exclusiva em Pouso Alegre. Segundo o diretor de trânsito, Marcos Paco, os testes realizados na Rua Silviano Brandão foram bem sucedidos, e por isso, mais vias também devem ser testadas.

“A faixa exclusiva implantada desde o dia 6 de março teve um resultado bastante positivo. Conseguimos fazer com que toda a população que utiliza esse sistema viário, tenha um decréscimo do tempo de chegada até suas casas de aproximadamente 30 minutos”, avalia Paco.

Diretor de Trânsito, Marcos Paco, avalia como bem sucedida a faixa de ônibus (Foto: PousoAlegrenet)

Segundo o diretor, aproximadamente 6 mil usuários foram beneficiados: “Nesse período da 18h as 20h nos temos aproximadamente, 35 ônibus, fazendo em torno de 100 linhas e servindo um público médio de 6 mil usuários”, conta.

Durante a gravação da entrevista, pelo menos dois carros pararam na faixa exclusiva. O diretor conta que apesar de ainda haver casos, os agentes estão alerta: “O nosso corredor não tem tido muitos problemas. Mas eventualmente acontece. Em qualquer linha própria pra ônibus, é normal que alguns motoristas ainda desatentos tentem estacionar por alguns instantes. Mas nos estamos prontos para atuar. São vários agentes de trânsito trabalhando nesse horário para inibir essa pratica”, explicou.

Segundo Paco, está sendo considerado a implementação do corredor de ônibus em pelo menos quatro vias no horário das 18h às 20h: “Pra mais quatro avenidas arteriais aqui de Pouso Alegre: Tuany Toledo, Alfredo Custodio de Paula, Vereador Antônio da Costa Rios  e Prefeito Olavo Gomes de Oliveira. E assim vai. Talvez a Comendador também. Mas isso ainda pode ter alterações, não esta definido”.

Além da implantação de mais faixas, Paco diz que a cidade precisa de outras soluções: “Sem dúvida, acho que Pouso Alegre necessita não só dessa, mas de outras soluções para que tenhamos um melhor fluxo no trânsito da cidade. Mas agora nos precisamos essencialmente de que os outros setores da prefeitura comecem as licitações, porque essa implantação nós conseguimos com parceria com algumas empresas e não trouxe nenhum custo para a prefeitura”, explica o Marcos Paco.