Zema já operava com número reduzido de funcionários (Foto: Google Street View)

A Zema, conhecida antigamente como Eletrozema, esta de saída de Pouso Alegre. A loja de departamento foi inaugurada na cidade há dez anos e chegou a ter 19 funcionários, mas já operava com apenas 8 e algumas portas fechadas. O último ato é a queima do estoque final da unidade.

A gerência da loja chegou a afirmar ao portal Terra do Mandu que o motivo do fechamento teria sido um desacordo referente ao valor do aluguel, fato negado pelo donos do imóvel, que dizem ter aceitado a proposta com “redução bastante significativa”.

Nos últimos 12 meses, outras duas grandes marcas do varejo fecharam unidades em Pouso Alegre: O Bretas e o Magazine Luiza, ambas no Serra Sul Shopping. Além das grandes, é facilmente percebido o fechamento de pequenas lojas no centro da cidade.

Além da crise nacional, Pouso Alegre sente a perda de 1,6 mil postos de trabalhos perdidos só em 2016, devido o fechamento de grandes fábricas como Sumidenso e Tigre. A cidade perdeu mais empregos do que Poços e Varginha juntas, o que atrapalha o concorrido comércio da cidade.