Prefeito Rafael Simões (PSDB) assinou convênio com a Univás (Foto: Assessoria)

A prefeitura de Pouso Alegre reformulou o programa Municipal de Concessão de Bolsa-Estudo. A partir de agora, alunos de baixa renda passarão a ser contemplados com 50% das bolsas, e outra metade contemplará alunos de elevado desempenho escolar. Ambos os grupos terão a obrigatoriedade de fazer estágio em órgãos da administração pública.

A mudança foi aprovada na Câmara e sancionado pelo prefeito Rafael Simões.  O prefeito explica a importância do critério meritório: “se mostra importante para o reconhecimento e o estímulo aos melhores alunos de cada curso”.

Simões também fala da importância do estágio obrigatório: “a administração pública será beneficiada pela presença dos estagiários, que contribuirão para o constante aperfeiçoamento e atualização das rotinas de trabalho e a maior eficiência dos serviços públicos, criando-se uma interface permanente com os centros de ensino e pesquisa estabelecidos no município”.

De acordo com o projeto, a seleção dos candidatos será realizada por uma comissão com acompanhamento do Instituto de Ensino Superior (IES). O estágio terá duração máxima de 2 anos. A realização do estágio em outros órgãos públicos somente será viabilizada mediante a formalização de convênios ou parcerias com a prefeitura.

Segundo a prefeitura, o número de bolsas de estudo em cada ano será definido pelo executivo, levando em conta a disponibilidade financeira e orçamentária do Município.

A primeira instituição de ensino superior a firmar convênio com a prefeitura foi a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Ao todo foram 75 vagas de estágio com bolsas de estudo no valor de R$ 600,00 convertidos na forma de desconto nas mensalidades.