FAI

Informe FAI – Palestras, minicursos, visitas técnicas, oficinas, roda de conversa são atividades da Semana da FAI, que serão realizadas de 17 a 20 de abril no campus da Faculdade. Foram convidados para a Semana executivos, empreendedores, empresários, professores e ex-alunos que estão se destacando no mercado de trabalho.

Para o diretor da Faculdade, Prof. Dr. José Cláudio Pereira, que também responde pela coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, a Semana assinala a transição entre o primeiro bimestre e o segundo com atividades especiais, quebrando a rotina das aulas regulares. “Também possibilita a inclusão entre os alunos, entre turmas e entre turnos, já que as atividades são oferecidas para todos os alunos com inscrições prévias para cada atividade e, o mais importante, promove a aquisição de novos conhecimentos”, enfatiza. O curso de Administração oferece quatorze atividades aos alunos.

O curso de Sistemas de Informação oferece trinta e cinco atividades entre palestras e minicursos. “A maior parte dos profissionais convidados é formada por ex-alunos FAI que irão falar sobre assuntos emergentes no mercado como Como criar apps Android e publicá-los na Google Play, Tecnologias de front-end para desenvolvimento web (HTML 5, CSS e JavaScript), entre outros”, explica a coordenadora do curso, Profa. Ma. Eunice Gomes de Siqueira.

A programação do curso de Engenharia de Produção contempla cinco minicursos de doze horas cada. “Os temas escolhidos foram baseados tanto nas necessidades específicas da Engenharia de Produção, como também na formação integral do aluno. São três minicursos ministrados por profissionais convidados e dois, por professores do curso”, explica a coordenadora interina do curso Aline Faria. Mesmo à distância, a coordenada do curso, que está licenciada, Profa. Dra. Sandra Carvalho, participou da elaboração da programação.

Além destas atividades, o curso irá oferecer aos alunos cinco visitas técnicas às empresas da região dentro do Programa Visitas Técnicas do semestre. São elas: Prática, em Pouso Alegre (1º período); XCMG, em Pouso Alegre (3º período); Koppenhagen, em Extrema (5º período) e Coca-Cola, em Jundiaí (7º período).

O curso de Pedagogia abre a semana com uma atividade especial para todos os alunos: a palestra Pedagogia das Cores, ministrada pela professora convidada Solange Depera Gelles, de São Paulo, no auditório do Colégio Tecnológico. Nos demais dias, serão realizadas as oficinas Jogos Matemáticos para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico, Jogos para o Desenvolvimento das Operações Mentais, Jogos Cooperativos, Tangran, Música e Arte na Educação Infantil e Leitura Interpretativa Através da Linguagem Não Verbal: uma possibilidade para ensinar e aprender.

 A coordenação do curso de Ciências Contábeis organizou dez atividades para os alunos, sendo nove minicursos. Temas como A importância do profissional de Contabilidade nos dias atuais – Orçamento Empresarial, Declaração de Imposto de Renda Retenção de Impostos Federais (PIS, CONFINS, IRPJ e CSLL) para Pessoas Jurídicas, Orçamento e Custos Aplicados a Projetos de Longo Prazo e Finanças Pessoais e Investimentos Financeiros serão abordados.

Folder da Semana FAI