Prefeitura abriu procedimento para apurar supostas irregularidades

A Prefeitura de Pouso Alegre divulgou por meio de nota que iniciou nesta semana a Tomada de Contas Especial, procedimento que analisa irregularidades e atribui responsabilidade às divergências fiscais do município.

Segundo o Secretário de Administração e Finanças Júlio Tavares, “a Tomada de Contas Especial será o início oficial da operação pente fino nas contas municipais. Conforme análises já realizadas, os dados disponibilizados pelo SISCOM (Sistema Integrado de Suporte e Comunicação da Supervisão) desenvolvido pelo Tribunal de Contas e alimentado por dados enviados pelas administrações públicas, não são compatíveis com os registros contábeis apurados até o momento”, encerra.

A prefeitura apontou causas para a demora desse procedimento: “houve, porém, a impossibilidade da realização deste procedimento em data anterior porque o desaparecimento inexplicável de documentos e arquivos, aliado a um sistema de controle ineficaz implementado pela gestão passada, tornou inviável a Tomada de Contas Especial na data em que a Prefeitura acreditava ser a ideal para efetivá-la. A inexistência de uma transição transparente entre os governos também contribuiu para esta demora”, explicou.

Se dizendo otimista, a prefeitura disse que responsáveis arcarão com ônus da justiça: “Apesar dos obstáculos enfrentados, a Prefeitura está otimista com os futuros resultados da Tomada de Contas Especial, principalmente pelo fato de que, comprovadas as divergências contábeis e havendo responsáveis por elas, todos arcarão com o ônus da justiça”.