Azulejo indica infiltração de água na casa recém construida (Imagem: Reprodução EPTV)

Os primeiros dias na casa nova não foram como os moradores do Jardim Redentor esperavam. As casas novinhas mal foram entregues, e várias já estão apresentando diversos problemas.

Azulejo indica infiltração de água na casa recém construída (Imagem: Reprodução EPTV)
Tanquinho sem sifão e com saída de água feita incorretamente (Imagem: Reprodução EPTV)
Fiação emendada deixa moradores com medo de um curto circuito (Imagem: Reprodução EPTV)

Os problemas são diversos e variam de casa para casa: falta de água, infiltração, vazamento, goteiras, encanamento entupido, rachaduras, manchas nas paredes, falta de torneiras e fechaduras, aquecedor solar que não funciona, tanquinho sem sifão e com saída de água feita incorretamente, forro desnivelado e fiação emendada e exposta, além da falta de muros de arrimo.

“A gente esperava que pudesse estar pelo menos dentro da casa confortável por causa das crianças”, conta a dona de casa Débora Garcia Da Silva, que tem cinco filhos. O marido dela, o zelador Fransuel da Silva, também reclama da fiação: “Está tudo exposta. Pode ter um problema de curto circuito”.

Já o encanamento da casa da animadora de festas Adriana Beraldo estava entupido. “Já tive que falta no trabalho para eles poderem arrumar o meu banheiro porque estava infiltrando água para a cozinha”, conta.

Moradora fica preocupada com falta do muro de arrimo (Imagem: Reprodução EPTV)

Segundo o responsável pela obra, Ilton Oliveira,  houve vandalismo e não deu tempo de fazer teste em todas as casas.  “Quando a ligação com a Copasa é feita há uma pressão dentro da rede e após essa pressão é que a gente começa a testar todas as casas. Então esse problema só poderia ser verificado agora. Os trabalhadores [da obra] estão na rua e qualquer problema é só chamar a gente e acredito que no máximo em dois meses todos os problemas estarão resolvidos” promete.

As casas do Jardim Redentor foram construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Desde junho do ano passado, quando as casas deveriam ter sido entregues, os sorteados veem pressionando a Caixa a entregar as moradias, que foram entregues na sexta-feira (12).

Casas no dia que foram entregues no Jardim Redentor (Foto: PousoAlegrenet)