Foto: Divulgação

Eles foram contemporâneos dos dinossauros, mas diferentemente dos enormes animais do período Jurássico, seu reino eram os oceanos. Répteis gigantescos, o Kronossaurus, Dakossaurus, Plesosaurio, Geosaurus e outras dezenas de animais com peso medido em toneladas formavam a fauna mais temida dos mares. Esses personagens fascinantes da pré-história estarão em exibição no SerraSul Shopping, em Pouso Alegre, de 1º de junho a 31 de julho, na mostra internacional “Gigantes Marinhos”. Organizada pela desenvolvedora de exposições argentina Euro Emeká, é apenas a terceira vez que ela visita uma cidade brasileira e chega ao Sul de Minas de forma inédita.

Na exposição, os gigantes marinhos são reproduzidos em réplicas perfeitas, inseridas em ambientes pré-históricos. A reconstituição das espécies e dos ambientes foi desenvolvida por paleontólogos, arqueólogos e paleoartistas. Um show de luzes, fósseis reproduzidos em tamanho real e muita informação sobre algumas das maiores espécies que já habitaram os mares formam a exposições de grande sucesso na América do Sul.

Para aumentar o colorido da exposição, os gigantes marinhos ganham a companhia de enormes lulas e peixes que também habitaram o período pré-histórico. Tem até uma versão jurássica daquele que ocupa o trono do mais temido dos mares contemporâneos, o tubarão. Já pensou em atravessar a réplica de uma mandíbula de dois metros de diâmetro que pertenceu a um antepassado remoto deste exímio predador marinho, que teria vivido há 2,5 milhões de anos?

Foto: Divulgação

A exposição conta com o apoio da “Fundación de Historia Natural Félix de Azara”, sediada na Argentina. Totens explicativos trazem informações sobre cada uma das 16 espécies apresentadas, datando o período ao qual pertenceram, região e hábitos.

Há, ainda, uma proximidade insuspeita entre as feras marinhas pré-históricas e seus observadores. Eles são, na verdade, um dos mais antigos inquilinos da América do Sul. Viveram aqui há cerca de 165 milhões de anos, quando boa parte do continente estava submersa pelas águas oceânicas. “É uma oportunidade única de conferir de perto a grandiosidade dessa exposição e conhecer um pouco mais sobre essa época remota que tanto nos fascina”, conta a assessora de marketing do SerraSul Shopping, Janaína Montanhini.

A exposição vai ocupar uma das lojas do Corredor 6 do SerraSul Shopping, próximo banco 24 horas. O valor da entrada é de R$ 20. O horário de visitação vai das 10h às 22h, de segunda a sábado; e das 12h às 22h, em domingos e feriados.

Serviço: Exposição Internacional ‘Gigantes Marinhos’ no SerraSul Shopping
Onde: SerraSul Shopping – Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga
Quando: 1º de junho a 31 de Julho
Horário: 10h às 22h, de segunda a sábado; 12h às 22h, nos domingos e feriados.