Lixo pode ser trocado por comida (Imagem: Divulgação)
Lixo pode ser trocado por produtos (Imagem: Divulgação)

Moradores de Pouso Alegre agora tem mais um incentivo para separar o lixo reciclável. Agora os materiais podem ser trocados por comida ou produtos. Para isso, basta leva-los limpos e secos até o ponto de coleta da Associação Plante Vida, que fica no bairro Santo Antônio.

Cada material reciclável tem um valor. O quilo do papelão, por exemplo, vale R$ 0,38 e do alumínio R$ 3,50. Se quiser, o morador pode acumular a pontuação e pegar o produto no final do mês, ou doar para as instituições parceiras.

Lixo reciclável recebido (Imagem: Divulgação)
João Mariano, da Plante Vida (Imagem: Reprodução PMPA)

“A ideia do ‘lixo zero’ partiu da necessidade de uma melhoria. Você vê que a gente enterra o dinheiro no lixão. E a ideia é fazer com que esse material reciclável se torne uma moeda verde, uma moeda de troca”, contou o presidente da Associação Plante Vida, João Mariano.

A iniciativa recebeu apoio de diversas empresas, e da Prefeitura de Pouso Alegre. O ponto de coleta do Lixo Zero fica na Praça vereador José Custódio, 144, no bairro Santo Antônio, de frente para o posto de combustível, perto da igreja Matriz.

Ecoponto onde é possível fazer a troca (Imagem: Reprodução PMPA)