Após fracasso de projeto passado, nova gestão retoma iniciativa para aeroporto

A Prefeitura de Pouso Alegre publicou nesta quinta-feira (22) um edital para que investidores apresentem interesse na realização de estudos para a implantação do Aeroporto Internacional de Cargas em Pouso Alegre. Os estudos servirão para subsidiar a modelagem do edital de concessão para a construção, operação, exploração e manutenção do aeroporto.

Segundo o edital (link), não haverá exclusividade, podendo mais de uma empresa obter autorização para realizar os estudos. As despesas deverão ser bancadas pelas próprias empresas interessadas, não havendo ressarcimento pelo município. O ressarcimento deverá ser feito pelo vencedor da licitação, ainda com ressalvas.

Ainda de acordo com o edital, as empresas que realizarem o estudos não receberão preferência no processo licitatório, e nem garantia de que o certame de fato acontecerá.

Projeto da gestão passada fracassou

Desde o inicio da divulgação do projeto, em 2013, o aeroporto de cargas tem sido questionado. Além da atual crise econômica, as afirmações são de que não há mercado suficiente que justifique tamanho investimento. Não a toa, nenhum investidor compareceu as licitações.

Projeto do Aeroporto Internacional Senador José Bento, desenvolvido pela FGV

O projeto desenvolvido pela FGV seria em forma de Parceria Público Privada. O investimento inicial seria de R$ 541 milhões, e ocuparia 5 milhões de m² próximo a Rodovia Fernão Dias. Com o projeto, mais de 50 famílias dos bairros Curralinho e Fazendinha teriam que deixar suas casas, o que gerou preocupação.

No final o que restou foi uma promessa não cumprida, muito papel, e um saldo negativo de R$ 13 milhões de reais, valor gasto pela prefeitura para que fosse realizado o estudo e o projeto.