Foto: Arquivo Prêmio SESC DF

Um pousoalegrense venceu o prêmio OFF Flip da Feira Internacional de Literatura 2017. Éder Rodrigues conquistou o primeiro lugar na categoria Poesia. Ele foi premiado por ‘O norte secreto dos argonautas gregos’.

Nascido em Pouso Alegre, Éder mora hoje em Belo Horizonte (MG). Essa é a terceira vez que ele figura entre os melhores do Prêmio. Conquistou em 2013 a terceira colocação na categoria poesia por ‘Nota de Rodapé’ e, em 2014, ganhou o primeiro lugar na categoria contos pela obra ‘Imagens labirínticas do perder-se’.

Realizado em Paraty (RJ), a FLIP é um dos maiores eventos culturais do país neste segmento. O Prêmio OFF FLIP de Literatura é reconhecido nacionalmente como uma vitrine que projeta os destaques da escrita contemporânea. Eder conta que a projeção alcançada na premiação de Paraty gerou convites para feiras literárias e publicações de livros.

“Após o Prêmio Off Flip de 2014, recebi duas propostas editoriais para publicação de dois livros premiados que ainda permanecem inéditos, um deles fruto do Prêmio Josué Guimarães de Literatura, que venci em 2009, e o outro, condecorado com o Prêmio de Criação Literária do Minc”, afirma. “Ainda não posso dizer que vivo de literatura, mas esse tem sido o intuito, uma vez que é no campo das palavras que me sinto inteiramente desafiado e onde acredito poder contribuir de forma efetiva”, acrescenta Rodrigues, que também é professor universitário.

Na expectativa por mais este prêmio, o autor comenta: “Iniciei meu projeto de escrita literária há 10 anos e sempre fui muito bem recebido pelo público e pela leitura crítica que fazem do que escrevo. Este prêmio vem numa hora especial em que articulo vias para a efetiva produção editorial do resultado destes dez anos”.

A cerimônia de premiação acontecerá no SESC de Paraty, no próximo dia 29 às 19h30m, um dia antes do encerramento da FLIP.