Produção de Morangos será fiscalizada em Pouso Alegre e região

Com o objetivo de orientar sobre a ação de fiscalização, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) vai promover um encontro com os produtores rurais e empreendedores de morango da região do Sul de Minas Gerais. A reunião será realizada no dia 25 de agosto de 2017, em Pouso Alegre, às 19h.

O fiscal da Regional Sul do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Victor Brito, explica que o intuito central do encontro é orientar e preparar os produtores para a ação de fiscalização, que será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017, nos municípios de Pouso Alegre, Estiva e Cambuí.

“Esse encontro é importante para orientar os produtores quanto à necessidade de um acompanhamento técnico especializado de um profissional habilitado. Os produtores sem orientação especializada fazem uso incorreto de agrotóxicos, que acabam contaminando o morango. Isso, aliado a má utilização da água e demais insumos, torna a produção mais onerosa e causa danos ao meio ambiente”, afirma Victor.

Segundo o CREA, durante o encontro, os produtores serão orientados sobre a fiscalização do Conselho, esclarecendo as dúvidas e os critérios, e sobre a regularização das atividades e dos profissionais que atuam no setor.

O gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, explica que as ações de fiscalização têm como objetivo a constatação da regularidade nas atividades de base tecnológica, verificando a responsabilidade técnica através do registro das empresas e dos profissionais responsáveis técnicos no Conselho, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.). “Esta nova abordagem na fiscalização aproximou ainda mais o Crea-Minas dos profissionais e das empresas, que passaram a perceber a instituição como parceira para seu crescimento e desenvolvimento”, afirma Guilherme.

Reuniões preparatórias
A realização das reuniões preparatórias é resultado da implementação do projeto de Especialização da Fiscalização no Agronegócio do Crea-Minas, iniciado em 2015 e finalizado em julho de 2017, que teve como objetivo segmentar a fiscalização no agronegócio com estruturas, análises e acompanhamentos especiais.

O gerente de Fiscalização, detalha que esses encontros passarão a fazer parte da rotina das Fiscalizações Regionais Dirigidas (FRD). “Diante da experiência e resultados tão positivos do projeto, vamos adotar o modelo das reuniões preparatórias para todas as áreas de fiscalização do Crea-Minas. Essas reuniões demonstraram excelente eficácia, fazendo com que os empreendedores se preparassem para a fiscalização, e, assim, alcançamos um índice de regularização de 97,9%, em 2016”, conta Guilherme.

Serviço
Data: 25/08/17
Horário: 19h a 21h
Local: Barracão da Igreja do Bairro do Algodão