Imagem: Reproducao EPTV

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (30) a nova estimativa da população brasileira. Os dados divulgados são referentes a 1º de julho de 2017.

De acordo com os dados, Poços de Caldas continua sendo a maior cidade em número de habitantes, com 166 mil. Pouso Alegre aparece em segundo lugar, com 147 mil. Atrás aparecem Varginha com 134 mil, Passos (114 mil), Lavras (102 mil) e Itajubá (97 mil).

Os números também mostram que Pouso Alegre segue como a cidade que mais cresce no Sul de Minas. Em percentuais, Pouso Alegre teve a maior taxa de crescimento entre as 10 maiores da região, com cerca de 1,1%.

Se os ritmos de crescimento continuarem os mesmos, daqui 34 anos Pouso Alegre irá ultrapassar Poços de Caldas, que tem crescido 0,7% ao ano. Pela projeção, em 2050 Pouso Alegre teria 210 mil habitantes.

Trânsito em Pouso Alegre

Crescimento desafia estrutura e qualidade de vida da cidade

Para o sociólogo e historiador Isaías Paschoal, o crescimento acelerado da cidade traz um risco de “estrangulamento da infraestrutura” e pode prejudicar a qualidade de vida se não for planejada corretamente:

“O trânsito se torna bastante lento, o preço de imóveis tanto para compra como aluguel explode, e sobre tudo, tem a possibilidade do aumento de violência. Esse desenvolvimento econômico e aumento populacional tem um lado bom, mas coloca um desafio para o poder público, especialmente para Executivo municipal e para a Câmara de Vereadores, no sentido de planejar e dar a mínima condição para que a cidade possa crescer, mas não perder  qualidade de vida. Eu sei que é difícil, mas se for para crescer, e também cair a qualidade de vida, não sei se isso é interessante”, salienta o professor.